Skip to main content

Como saber se o celular é original ou roubado?

Como saber se o celular é original ou roubado?

Os celulares continuam sendo o alvo preferido dos ladrões, segundo dados do Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (Cemi), mais de 10 milhões de aparelhos já foram bloqueados para não funcionarem devido a onda de assaltos.

Desde o ano de 2016, a Anatel têm bloqueado aparelhos objeto de furtos, para isso até facilitou o método de bloqueio, antes era necessário ter em mãos o número do IMEI do aparelho, agora basta fazer um boletim de ocorrência e ligar na operadora informando apenas o número da linha.

Como a Cemi  tem integração com a base internacional de celulares da GSMA, se um celular for bloqueado , ele ficará impedido de fazer ou receber ligações telefônicas, assim como de enviar mensagens de texto, tanto nas operadoras brasileiras como também nas estrangeiras.

O mercado paralelo de vendas de aparelhos celulares também tem crescido, por isso é preciso que você fique atento se for comprar aparelhos usados para não cair em um golpe e acabar comprando um celular roubado e correr o risco de não poder utilizá-lo por estar bloqueado.

Existe uma forma muito simples de verificar se ele é roubado checando o número do IMEI, vamos mostrar como funciona para que você possa se prevenir.

Checando o IMEI

IMEI é o número de identificação de um aparelho, esse número é global e registrado no banco de dados da GSMA, que é a associação global de operadoras móveis.

Você tem três maneiras de encontrar esse número:

1) olhando o adesivo que fica colado na caixa do celular;

2) olhando em um adesivo que fica na parte de trás da bateria;

3) digitando *#06# no celular e apertando a tecla para ligar.

Com esse número em mãos, vá até o site de consulta gratuita de IMEI através do link: https://www.consultaaparelhoimpedido.com.br/public-web/welcome

Ao abri a tela, vá até o canto inferior direito e clique em “Consultar IMEI”:

Assim que você clicar, virá uma tela pedindo para que você digite o número de IMEI e os carateres para que o site saiba que você não é um robô:

Assim que você clicar em consultar sairá o resultado: se constar “Não cadastrado na base” ele está legal, agora se o resultado for “Impedido”, cuidado, pois esse item muito provavelmente é roubado.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *