Skip to main content

Como saber por qual motivo o cheque foi devolvido (alíneas).

BANNER CHEQUES

Conheça todas as alíneas e entenda cada uma delas.

Sempre que um cheque é devolvido, existe uma alínea, um número que define o motivo pelo qual o cheque foi devolvido.

Porém, a maioria das pessoas desconhecem essas alíneas e ficam perdidas sem saber o que significam. Geralmente, essas alíneas são informadas num carimbo, no verso do cheque.

Cheque motivo 21

Por isso fizemos uma lista que explica todos esses motivos, separando-as por categorias para facilitar a localização do motivo.

Cheques devolvidos por falta de fundos

Os cheques devolvidos por falta de fundos são aqueles em que a pessoa deposita e não há dinheiro na conta pra cobrir. Também pode ocorrer da conta já ter sido encerrada.

cheque motivo 11

Motivo 11 – Cheque devolvido sem fundos, primeira apresentação (quando isso ocorre o procedimento comum é que tente depositá-lo novamente).

Motivo 12 – Cheque devolvido sem fundos, segunda apresentação (ocorre quando o cheque foi apresentado novamente, dentro do prazo permitido -24 horas – e novamente voltou).

Motivo 13 – Conta encerrada (a pessoa emitiu o cheque de uma conta que já não existe mais e por isso não pode ser recebido).

Motivo 14 – Prática espúria (apesar de o nome parecer complicado, a explicação é bem simples: ás vezes mesmo que encerrada a conta, alguns bancos ainda liberam um limite de cheques para serem compensados. Mas se a pessoa emite mais de 3 cheques para essa conta que já não existe mais, ele volta como “prática espúria”).

Cheques impedidos de pagamento

Cheque motivo 22

Esses cheques não puderam ser pagos por alguma razão específica, que não indica falta de fundos. Em outras palavras, a pessoa tem dinheiro na conta, mas o cheque não pode ser descontado.

Motivo 20 – Cheque cancelado (pode ter sido cancelado por causa de furto, perda, extravio ou roubo não informado á policia. Nesse caso, o proprietário da conta foi quem solicitou ao banco que o cheque não fosse ser pago).

Motivo 21 – Cheque sustado ou suspenso depois do pagamento. Ocorre quando o cheque é emitido em contra-ordem (O emissor do cheque é quem solicita, e na maioria das vezes é solicitado quando a pessoa paga por um serviço e este não é realizado ou em caso de negociações que não são finalizadas).

Motivo 22 – Cheque apresentando divergência ou ausência da assinatura (acontece quando o banco encontra diferença entre a assinatura que consta no cheque e a assinatura do cliente no banco, ou quando o cheque é depositado sem que tenha sido assinado).

Motivo 23 – Cheques emitidos por algum órgão de administração federal que não estejam dentro dos termos das leis. Estes cheques não podem ser depositados.

Motivo 24 – Cheque constando bloqueio Judicial, determinado pelo próprio Banco Central (acontece quando o dinheiro que tem no banco é bloqueado, impedido de ser usado por causa de alguma ação judicial).

Motivo 25 – Talão de Cheques cancelado pelo próprio banco (quando o banco sacado comete alguma falha no talonário emitido).

Motivo 26 – Conhecido como inoperância temporária de transporte (geralmente quando existe greve dos transportes ou qualquer outro tipo de calamidade, e em razão disso o cheque não consegue chegar ao banco á tempo. Quando o cheque é devolvido por esse motivo, deverá ser reapresentado).

Motivo 27 – Feriado municipal não previsto no calendário (o feriado só tem validade no município em questão e por tanto os bancos locais não entram em funcionamento).

Motivo 28 – Cancelado por recorrência de roubo, perda, furto ou extravio, registrado á polícia em boletim de ocorrência (a diferença entre o motivo 20 e o 28 é que no motivo 20 não foi feito B.O relatando o caso e nesse sim).

Motivo 29 – Cheque devolvido por não ter sido informado o recebimento de talão (acontece quando o correntista não informa ao banco o recebimento do talão, a responsabilidade pelo bloqueio é do emissor do cheque).

Cheques irregulares

Motivo 30 – Malote extraviado, ocorrência de responsabilidade bancária (o malote é extraviado e por isso o banco suspende os cheques).

Motivo 31 – Erro na emissão do cheque (no momento do preenchimento do cheque faltou alguma informação necessária e portanto, pede-se para que este seja trocado).

Motivo 32 – Problema na aplicação do carimbo de compensação, geralmente ausência deste ou irregularidade.

Cheque motivo 32

Motivo 33 – Divergência de endosso (significa que o cheque emitido é de um banco mas por engano foi depositado em outro, indica-se reapresentação do cheque para o banco correto).

Motivo 34 – Cheque apresentado por banco diferente do que indicado no cruzamento (também é conhecido por cheque sem endosso-mandato, ou seja, não pode haver depósito ou transferência para outra pessoa).

Motivo 35 – Cheque com fraude (significa que foi observado no cheque qualquer dado falso, alterado ou sem procedência).

Motivo 36 – Cheque indevidamente endossado (com mais de um endosso no mesmo cheque).

Motivo 37 – Cheque com registro inconsistente (é verificado no cheque em questão algo que não se pareça com o original, podendo ser a digital ou a grafia, mas ainda assim por se tratar de um tema abrangente pode se tratar de muitas outras causas que somente a agência poderá explicar).

CHEQUE motivo 37

 

Cheques com apresentações indevidas

Motivo 38 – Problemas na assinatura digital (ela não existe ou está sem validade)

Motivo 39 – Imagem fora do padrão, ocorrido quando a compensação deste é feita por imagem, e a mesma não procede.

Motivo 40 – Moeda inválida (o cheque foi emitido em valor de alguma moeda que já não é mais corrente, como por exemplo o Cruzeiro).

Motivo 41 – Cheque com destinatário errado (cheque apresentado para um banco divergente do sacado e que precisa ser depositado novamente ao banco correto).

Motivo 42 – Cheque que não pode ser compensado (aponta erro de encaminhamento e por isso volta, sendo também conhecido por sessão indevida; deve ser reapresentado).

Motivo 43 – Cheque de remessa anulada por ter sido devolvida antes pelos motivos 21, 22, 23, 24, 31 e 34.

cheque motivo 43

Motivo 44 – Cheque prescrito (o prazo é trinta dias de emissão quando do bancos iguais ou sessenta dias quando a emissão é dada por bancos diferentes, passado esse prazo o cheque prescreve, não vale mais).

Motivo 45 – Cheque não depositável, só pode ser efetuado o saque na boca do caixa.

Motivo 46 – Denominado como CR (Comunicação de Remessa). O cheque é de uma remessa que não foi entregue no prazo.

Motivo 47 – Também denominado como CR (Comunicação de Remessa). Porém nesse caso não se trata de prazo, mas de remessa com a falta ou erro nos dados obrigatórios.

Motivo 48 – Cheque com não nominal á pessoa que está sacando, com valor maior do que cem reais.

Motivo 49 – Cheque de remessa nula por ter sido devolvida antes pelos motivos 12, 13, 14, 25, 35, 43, 44 e 45. Esse devolução pode ocorrer em qualquer tempo após depositado.

Cheques com emissões indevidas

Motivo 59 – Cheque em que observa-se a falta de alguma informação indispensável, mas que não sejam diferentes das que são descritas na devolução de motivo 31.

Motivo 60 – Tipo monetário indefinido.

Motivo 61 – Cheque de um talão que já não existe mais ou que a folha emitida já não vale mais (papel inválido).

Motivo 64 – Arquivo não processado ou que não foi só processado parcialmente.

Motivo 70 – Sustação provisória (o cheque fica sustado para esclarecimentos até segunda ordem).

QUE DEVEM SER EMPREGADOS PELA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CONTRATADA

Cheques com alíneas referentes á Instituições Financeiras

Motivo 71 – Contrato cooperativo inadimplente para compensação.

Motivo 72 – Contrato cooperativo encerrado para crédito.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

74 thoughts to “Como saber por qual motivo o cheque foi devolvido (alíneas).”

  1. Essa alínea 37 é somente para o banco não pagar o cheque do cliente? Li em diversos sites e todos falam a mesma coisa “Registro inconsistente”, ou seja, mais um jeitinho brasileiro de não pagar o cheque sem fundo e prejudicando tão somente o empresário ou estabelecimento que recebeu o cheque. O banco por si tira sua responsabilidade, como sempre. Esse é nosso país. Mas mesmo assim, poderia explicar melhor essa alínea 37?

    1. Bem, na verdade a matéria explica bem essa alínea: o banco encontrou algo no cheque que parece não ser consistente ou estar correto, como por exemplo a assinatura diferente, o valor ilegível, a data errada e etc. Mas caso ainda tenha maiores dúvidas segue um número de telefone que poderá esclarecê-las.
      BANCO CENTRAL: 0800-992345 (dúvidas ou reclamações contra serviços bancários)

    2. paguei uma conta minha com o cheque do banco do brasil,porem minha conta é conjunta com minha esposa e foi assinada por ela no outro dia ao ser depositado em outro banco ele voltou pelo motivo 35 não entendi pois estava tudo correto por favor ,pode me esclarecer?

    3. Acredito que não seja isto não, Fernando. Passei um cheque e dias depois verifiquei que não tinha entrado na minha conta. Entrei em contato com a pessoa que recebeu meu cheque e esta pessoa foi até o banco que havia depositado meu cheque e o mesmo estava devolvido por esta alínea. Meu cheque não estava sem fundos, o dinheiro estava lá. Saquei o dinheiro e resgatei o cheque. A única coisa que encontrei de errado e que a pessoa colocou somente o primeiro nome dela no espaço para colocar nominal. Mas o que sei é que meu cheque tinha fundos sim e nem mesmo apareceu no meu extrato.

    1. Olá Sra. Anaclecia. O motivo 41 é exatamente quando apresenta o cheque em um banco diferente do que deveria ter sido apresentado (a pessoa pega um cheque de um banco X e tenta sacá-lo em um banco Y). É quando existe uma apresentação de cheque indevida ou errônea. Mas fique tranquila, esse cheque pode ser reapresentado.

    1. Sr. Rogério, no cheque apresentado está faltando alguma informação, verifique com o emitente para que ele o refaça. Pode estar faltando a data, a cidade, o valor ou qualquer outro campo do cheque que necessita ser preenchido.

  2. Um cheque nominal e devolvido pelo motivo 70 pode ser depositado posteriormente na conta de outra pessoa?

  3. O banco não pagou um cheque emitido por mim alegando alínea 22, assinatura divergente. Fui eu mesma que emiti o cheque, todavia a empresa que está com o cheque disse que o banco que deveria devolvê-lo a ela , extraviou o cheque e emitiu um documento relatando esses fatos. Posso pagar esse cheque sem medo de que ele possa ser encontrado e má-utilizado?

  4. Pode um cheque ser devolvido na primeira apresentação por insuficiência de fundos, alinea 11, e na segunda representação divergência de assinatura, alinea 22?

  5. Olá! Tenho uma dúvida… Tenho um cheque de uma pessoa que voltou no dia 04 de janeiro pelo motivo 31 (não foi preenchido corretamente). Gostaria de saber qual o prazo que essa pessoa tem para buscar o cheque. Pois, já é dia 18 e ainda não conseguimos entrar em contato, gostaria de saber se tem algum problema. Obrigado!

  6. A falta de preenchimento no cheque do local da emissão (por exemplo, Rezende), é motivo suficiente para a compensação do banco carimbar e devolver o cheque pelo motivo 31? Aliás, o próprio Banco do Brasil nem tem na sua relação dos motivos da devolução o motivo 31…. Achei muito estranho, se todas os demais preenchimentos estão corretos. Obrigado.

    1. Segundo o Banco do Brasil, qualquer erro formal se caracteriza motivo 31 (Erro formal – sem data de emissão, com o mês grafado numericamente, ausência de assinatura ou não registro do valor por extenso). Vai depender da administração de cada banco aceitar ou devolver o cheque por esses motivos.

  7. Bom dia depois de 2 anos uma empresa que comprei material de construção .nem mandou carta falando que eu estava devendo dois cheques voltaram por motivo 31e34 tenho cheque especial com limite que devo fazer

    1. Sr. Anderson, verifique com o gerente de seu banco se existe essa possibilidade de ser negativado por esses motivos (erro formal e depósito em banco errado). Geralmente os cheques negativados são inclusos por motivo 12 (falta de fundos), mas somente ele poderá orientá-lo corretamente.

    1. A consulta ACHEI-Recheque é oferecida pelo Serviço Serasa Experian. Essa consulta informa um relatório atualizado de cheques devolvidos para o documento consultado, além de apresentar também a relação de documentos roubados ou extraviados que foram registrados na Serasa Experian pelo próprio consumidor. É possível consultar a ocorrência, a data, o tipo de documento e os telefones de contato do consumidor que cadastrou a informação. Portanto, essas outras ocorrências podem ser referentes á isso, mas sugiro que tire essa dúvida diretamente com a empresa em que o Sr. realizou essa consulta.

  8. Tirei extrato e vi que tinha cheque devol na minha conta foi deposit no envelope eu tenho como pegar de volta

  9. no motivo 70 o cheque que foi carimbado se representado ele pode ser pago mesmo tendo um carimbo 70

  10. Foi solicitado pelo dono do cheque um cancelamento na linha 21, e fui surpreendida quando a pessoa que recebeu o cheque falou que voltou na linha 20, sendo que tenho ate o papel da solicitacao. No momento que recebi a comunicacão dor fornecedor, essa pessoa por causa do motivo 20, fez um escandalo, que havia má fé no negocio, que isso era caso de policia…. enfim, o gerente do banco falou que isso é o mesmo 20 e 21 e que não dá nada. Como proceder nesse caso?

  11. Bom dia! Tive um cheque apresentado há um ano atrás para um Pós graduação e no dia do depósito o valor não estava na conta! Um ano depois, hoje, eles reapresentaram sem nem avisar e voltou por motivo 23, gostaria de entender melhor é saber se essa segunda apresentação sendo por este motivo tbm leva meu nome ao cadastro de cheques sem fundos ou não? Obrigada

  12. Depositaram um cheque em minha conta e era para em dinheiro e foi feito na boca do caixa pois apareceu o valor logo quando a pessoa me ligou avisando…..no outro dia o valor continuava na conta eno seguinte apareceu esse cod.20 ……q procedimento devo fazer

  13. Qdo o cheque é devolvido pela alinea 39 eu pooso reapresentar direto ou tenho que ir ao banco antes para carimbar?

  14. fiz uma consulta de dois cheques ambos deram Cheque com outras ocorrências outras ocorrências o que significa isso? o cheque não pode ser compensado por isso?

  15. Boa tarde, meu namorado recebeu um cheque da antiga empresa de onde ele trabalhava, ele depositou na conta e estava dando como bloqueado, ele foi na caixa e o atendente informou que o cheque foi fraudado, mas não informou o motivo, o que pode ter ocorrido, como devemos proceder?

  16. bom dia, meu cheque foi devolvido por motivo 39, como deu varios problemas , resolvi depositar em um banco diferente! tem algum problema ?

  17. Boa Tarde !!! Recebi um cheque e foi devolvido na primeira apresentação por insuficiência de fundos, alinea 11, e na segunda representação divergência de assinatura, alinea 22, mas o cheque é valor alto e a dona do cheque assinou na minha frente e que ela passou os cheques para outras pessoas com a mesma assinatura e foram pagos pelo banco, posso entrar com danos morais contra o banco por não ter verificado na primeira vez.

  18. Bom dia depositei um cheque e voltou motivo 11 reapresentei voltou motivo 22, gostaria de saber se isso procede. O Banco pode fazer isso?

  19. Estive em uma agência do Banco Santander para efetuar o recebimento de um cheque, a caixa não pagou alegando Alínea 83. O que significa Alínea 83 ?, a caixa mandou eu procurar o emitente do cheque para trocar o respectivo cheque.

  20. Olá TD bem? Tive um cheque devolvido motivo 06, vi que significa Cheque excluído,quais os motivos dele ser excluído?

  21. Um cheque devolvido pelos motivos 11 e 12, pode ser liquidado no caixa caso exista fundos suficiente na conta do emitente?

  22. Recebi em meu domicílio um talão de cheques, porém o meu nome foi impresso sem a atualização para o nome de casada (mesmo eu tendo atualizado o cadastro antes da solicitação do talão).
    Ainda não fiz o desbloqueio do talão. Posso devolver a correspondência ao banco por esse motivo? Se eu devolver ao banco ainda sim terei custos com tarifa de envio?

  23. Estou com um cheque que foi devolvido pelo motivo 11. Reapresentei novamente foi devolvido pelo motivo 22. O banco esta correto?

  24. Estou com um cheque,O qual depositei e foi devolvido por motivo 11 na segunda apresentação voltou por motivo 70 ,O que devo fazer?

  25. bom dia o meu cheque esta só com um carimbo motivo 11, e o banco bloqueou minha conta disse que ele foi apresentando uma vez também no guichê do caixa e por isso fica como se estive voltado sem fundos duas vezes… isso esta correto? estou com a fotocopia do cheque, pois paguei para a pessoa o valor e como so estava com um carimbo … descartei o cheque… e agora nao consigo achar a pessoa para que o cheque esta nominal de acordo com a foto copia e por isso nao consigo tirar meu nome do ccf… o que eu faço? Help me!!

    1. Boa tarde! Ocorreu algum erro que deve ser reparado em sua conta, cheque com motivo 11 não pode entrar no CCF. Tente contato com seu gerente para tentar solucionar esse problema.

  26. Só ontem, tive ciência da existência de débito no valor de 1.850,11, no Banco aItaú, onde sou correntista. Tal despesa foi gerada pela devolução, em 27/02/2019, de um cheque que emiti no valor de 4000,00, do BB(alínea 42), onde também sou correntista. O Itau sequer me apresentou cópia do mencionado cheque, ontem, quando tentei entender a questão. De toda sorte, por cautela,quitei o débito. Mas quero saber a quem posso responsabilizar se o BB ou o Itaú, pela geração do débito em minha conta corrente, em razão da suposta devolução do cheque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *