Skip to main content

Como renegociar dívidas

Existem diversas formas de renegociar suas dívidas, porém é preciso cuidado e atenção ao fazer essa renegociação.

consumidor

Para renegociar uma dívida é preciso calma e cautela, pois se a pessoa estiver afobada pode acabar sendo enganada, fazer um acordo que não pode pagar ou até mesmo fazendo um acordo precipitado em que saia em desvantagem.
Por isso a Secretaria Nacional do Consumidor criou um site com a finalidade de orientar, esclarecer dúvidas e auxiliar os consumidores de todo o território nacional. O site é o www.consumidor.gov.br e é regulado pelos Procons dos estados e municípios. Lá também existem empresas cadastradas que se comprometem á retornar contato ao seu devedor em até 10 dias, funcionando da seguinte forma: você se manifesta -> a empresa responde ao seu manifesto -> você avalia se a resposta da empresa é considerável -> todos os órgãos envolvidos monitoram.

CONSUMIDOR PAGA
O primeiro passo para entrar em uma negociação é fazer um levantamento de sua renda e observar as condições de pagamento, como por exemplo: quanto posso pagar por parcela sem comprometer minhas outras contas á pagar?
O segundo passo é entrar localizar a empresa credora através de uma consulta de CPJ ou CNPJ para verificar suas dívidas no SPC, SERASA e SCPC (Boa Vista Serviços). Tendo ciência de todas as suas dívidas, caso seja mais que uma, verifique a possibilidade de negociar todas ou uma de cada vez, de acordo com a sua renda.
As vezes vale mais a pena ir pagando aos poucos e honrar o compromisso de pagamento do que tentar negociar tudo de uma vez e não conseguir dar continuidade. Mesmo porque as dívidas caducam após 5 anos da data de vencimento do débito, porém se realizar um acordo e não pagar, essa dívida poderá ser registrada novamente com a data da renegociação. Ou seja: Os 5 anos começam a contar de novo do zero, afinal novo contrato, nova dívida.

Tendo realizado os passos anteriores, o terceiro passo é entrar em contato com a empresa credora, que te negativou. Muitos vão pessoalmente á essas empresas ou tentar negociar seus débitos através de um telefone para contato destinado á esse serviço. Com a inclusão digital e a expansão da acessibilidade, cada vez as pessoas estão tentando resolver suas questões pela internet e nesse caso não poderia ser diferente. Também vale lembrar dos Feirões Limpa Nome que acontecem esporadicamente. Algumas empresas disponibilizam até chat para tirar suas dúvidas.
No quarto passo, ao conseguir contato com a empresa credora na finalidade de renegociar sua dívida, você deverá negociar taxas, juros e multas. Caso receba propostas que considere abusivas ou que estejam fora de suas condições de pagamento, adie a negociação para um outro momento. Lembre-se que a empresa também tem interesse em receber o pagamento da dívida, pois se caducar será mais desvantajoso para eles do que para o devedor.

CONSUMIDOR LIMPA
E por último, caso esteja mesmo determinado a quitar suas pendências e não consiga chegar e um acordo possível e justo para ambas as partes, busque ajuda do Procon e da Defensoria Pública. Vá até um desses órgãos pessoalmente e exponha a situação. A resolução de questões como essa não costumam ser demoradas, pois uma vez que o inadimplente esteja mostrando boa vontade no pagamento das dívidas, fica favorável que tudo se resolva da melhor forma possível.
Lembre-se que ajudas do tipo “limpe seu nome sem pagar nada” e “apostilas de como tirar seu nome do SERASA e SPC” não são confiáveis.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

2 thoughts to “Como renegociar dívidas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *