Skip to main content

Como pagar o IPVA 2019?

Como pagar o IPVA 2019?

O começo do ano é marcado por muitas coisas boas, como viagem, férias entre outras coisas.

Porém, é necessário que se faça um planejamento econômico para não ser pego de surpresa na hora que vierem outros fatores que também são presenças marcantes no início do ano: os impostos.

Um destes impostos é o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), para quem tem veículo, é imprescindível que se efetue o pagamento desse imposto para não correr riscos de ter o seu carro guinchado por falta de licenciamento.

O valor pago no IPVA serve para custear a melhoria de estradas, melhorar a sinalização, conservar as rodovias, tudo relacionado a melhoria dos transportes.

Valor do IPVA

Não existe nenhuma lei ou determinação para fixar um preço no valor do IPVA, isso é uma decisão individual de cada estado.

Porém, o valor do IPVA está relacionado diretamente ao valor do veículo que a pessoa possua, ou seja, quanto maior for o valor do carro, maior será o valor pago pelo imposto.

Para definir o valor do IPVA, os governadores geralmente levam em conta o valor de arrecadação de seu estado, porém existem veículos que são isentos do pagamento deste imposto.

Em São Paulo, por exemplo, veículos com mais de 20 anos de fabricação, não importando o tipo de modelo do mesmo, porém esses veículos devem efetuar o pagamento do licenciamento e do DPVAT.

Importante lembrar que todos os tipos de veículos pagam IPVA, carros, motos e caminhões.

Data de pagamento do IPVA 2019

Os estados ainda não definiram a data para pagamento do IPVA 2019, mas é importante esclarecermos que, aqueles que efetuarem o pagamento até o dia do vencimento, tem direito a um desconto, que gira em torno de 7% do valor total do imposto.

Como pagar o IPVA 2019?

Para pagar o IPVA 2019 basta acessar o site do Detran do seu estado, é só você colocar www.detran, a sigla de seu estado depois.gov.br.

Vamos exemplificar com alguns:

São Paulo https: www.detran.sp.gov.br

Minas Gerais: www.detran.mg.gov.br

E assim por diante.

Depois basta clicar no ícone “Pagamento de IPVA”, assim que clicar você deverá preencher com os dados de placa e RENAVAM de seu veículo.

Aí aparecerá para você preencher o código de segurança com as letras que aparecem e já irá aparecer todas as informações necessárias para o pagamento do seu IPVA.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *