Como negativar um devedor na SERASA?

Como negativar um devedor na SERASA?

A Serasa Experian é um órgão de proteção ao crédito que presta serviços armazenando em seu banco de dados informações de CPFs e CNPJs em todo território nacional e, através dessas informações o mercado financeiro poderá efetuar consultas para verificar a liberação de crédito e aprovação de cadastros.

O devedor terá como efeito de sua negativação no cadastro de clientes do Serasa, considerado como o maior banco de dados de inadimplentes do Brasil, de forma legal respaldado pelo Código de Defesa do Consumidor.

Como consultar meu nome na SERASA?

Como consultar meu nome no SPC Brasil?

Como consultar meu nome no SCPC?

Em seu cadastro, poderão ser incluídas dívidas vencidas e não pagas pelo prazo de até 60 meses do vencimento.

A SERASA EXPERIAN surgiu de uma parceria entre a Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos) com a Assobesp (Associação de Bancos do Estado de São Paulo). Portanto, recebe a maior parte das informações sobre negativados em bancos.

Para que a SERASA possa incluir o cadastro de uma pessoa em seus cadastros, é necessário que o consumidor seja comunicado por escrito quando da abertura de cadastro em seu nome, para isso envia comunicado via correio, apontando a dívida existente para que, em 10 dias, seja solucionada a pendência, sob pena de inclusão na SERASA após este período.

É muito importante lembrar que a SERASA só envia comunicado via correio/posta, caso receba algum e-mail informando-o acerca de um apontamento na SERASA, delete-o, pois se trata de vírus.

Segundo a própria SERASA, podem ser negativados:

  • Títulos protestados em cartório ou não;
  • Notas promissórias;
  • Duplicatas;
  • Boletos Bancários;
  • Contratos;
  • Notas Fiscais;
  • Cheques sem fundos (Alíneas 12, 13 e 14);
  • Dívida que não tenha completado 4 anos e 10 meses pode ser incluída;
  • Entre outros.

Você pode consultar seu CPF de forma gratuita para saber se há negativação através do site da Serasa através do link:

https://www.serasaconsumidor.com.br/consultar-meu-cpf/

Como Negativar um Devedor na SERASA

Para que uma empresa possa negativar uma pessoa, ela precisa ter vínculo com o SERASA.

Ao vincular-se, a SERASA irá efetuar uma cobrança das empresas para autorizar que ela tenha acesso ao seu banco de dados. Efetuando esse pagamento, essas empresas podem, não só inserir devedores na instituição, como podem consultar CPFs e CNPJs também.

Esses cadastros não podem ser feitos por pessoas físicas, só por bancos, lojas, comércios em geral, indústrias, prestadores de serviço e etc.

Em seu cadastro, a SERASA tem armazenado dados de empresas e cidadãos, além também, é claro, informações negativas que indicam dívidas vencidas e não pagas.

Possui também os registros de protesto de título, ações judiciais, cheques sem fundos e outros oriundos de fontes públicas e oficiais.

Mais uma vez salientamos que esses dados de dívidas vencidas somente são enviados através de convênio com credores/fornecedores, indicando os dados do devedor.

Se o nome for cadastrado no cadastro do Serasa, caso não haja pagamento da dívida, o nome pode ficar por até 5 anos conforme entendimento do STJ e previsão do Código de Defesa do Consumidor.

Após o pagamento da dívida, a empresa credora tem 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor do banco de dados da SERASA.

Lembramos que para pagar a dívida não devemos procurar o Serasa, mas sim a empresa que negativou você.

Sending
User Review
0 (0 votes)

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

2 Comentários para “Como negativar um devedor na SERASA?”

    1. Boa tarde! Se você negativou algum cliente e o mesmo negocio com vocês a dívida, você tem que acessar o banco de dados o qual você possui contrato para baixar a dívida do cliente.

Adicione um comentário