Skip to main content

Como minha empresa pode se prevenir de calotes com o aumento do desemprego?

As análises de crédito ajudam a prevenir as empresas do calote decorrente do aumento do desemprego.

desemprego

O desemprego é uma situação difícil, que causa problemas financeiros e psicológicos, afetando até mesmo a vida familiar.
Os índices de desemprego têm crescido cada vez mais. Existem diversos fatores que levam ao desemprego, entre eles:

– Desqualificação:
é quando o trabalhador que está desempregado não possui qualificação suficiente que é exigida nas vagas que existem no mercado de trabalho.

– Crescimento tecnológico: cada vez mais a tecnologia vem substituindo pessoas, como nos serviços bancários, por exemplo, onde a maioria pode ser feito via internet banking. Os comércios eletrônicos também entram nessa lista.

– Crise econômica:
Com o recesso da economia, muitas empresas demitem funcionários com a finalidade de corte de gastos. Além do que, os setores de comércio esfriam, necessitando de menos pessoas atuando nas áreas de venda e atendimento.

Por consequência, os problemas financeiros acabam acarretando na impossibilidade de pagamento das dívidas e por consequência, aumenta a inadimplência nas empresas e comércios.
Mas como prevenir sua empresa de calotes?

Bem, a forma mais rápida, fácil e segura de prevenir sua empresa de possíveis calotes é através das consultas de análise de crédito.

As análises de crédito têm como finalidade verificar o risco de conceder crédito á determinado sujeito. Para isso são observadas questões financeiras como a possibilidade do pagamento baseada nas condições, no histórico do consumidor como pagador e na veracidade das informações e documentos apresentados. Ele diminui os riscos das operações financeiras e melhora os resultados, evitando possíveis calotes.

Para medir a capacidade de concessão para as pessoas físicas, deve-se analisar os dados pessoais, como o cargo ocupado e estabilidade no emprego, o nível de escolaridade (pois diminui o risco de desemprego por desqualificação), o estado civil e se possui dependentes.

Os documentos de identificação devem ser vistos com atenção para que nenhuma fraude passe despercebida. Além da análise de crédito por meio de consultas aos órgãos de proteção ao crédito, é sempre bom verificar a regularidade CPF na base de dados da Receita Federal, confirmar as referências pessoais, observar se os comprovantes de endereço são atuais e etc.

Para as pessoas jurídicas, pode se verificar e relatórios contábeis, dando ênfase nos lucros e nas dívidas. Os sócios e empregados são também analisados e ainda a atuação da empresa no mercado, o histórico de sucessos e fracassos com produtos e serviços oferecidos por ela.

A capacidade do receber o crédito poderá ser também avaliada através da análise da capacidade técnica e financeira da empresa, ou seja, analisando o desempenho, o mercado em que atua a concorrência, a administração, e o mais importante, como a empresa cumpre os compromissos assumidos com os seus fornecedores, bancos e clientes.

A situação financeira do cliente reflete diretamente em seu capital, por isso o desemprego é fator relevante para a economia. A fonte de renda do cliente, ou seja, a origem de recursos e sua consistência são aspectos fundamentais para a concessão de crédito.

Claro que cada empresa possui sua própria política de concessão de crédito, optando por assumir ou não certos riscos, mas as consultas de CPF e CNPJ

As análises de crédito podem ser feitas através de empresas autorizadas pelas bases.
O site Brasil Consultas oferece consultas de análise de crédito de forma online, rápida e segura. Acesse e saiba mais.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *