Skip to main content

Como funciona o seguro de fiança locatícia?

Como funciona o seguro de fiança locatícia?

Alugar um imóvel hoje não é tarefa fácil devido as diversas burocracias que envolve todo o processo.

As opções que existem quanto se trata de locação de imóveis são difíceis e muitas vezes fazem com que, quem pretende alugar um imóvel, se veja em um beco sem saída.

A primeira opção é a do fiador, mas conseguir alguém que se responsabilize é difícil, principalmente quando se trata de uma locação em outra cidade longe de família e amigos, já a outra opção seria o cheque caução, mas ele não é tão confiável no caso de a pessoa não pagar por problemas financeiros.

Justamente por conta dessas dificuldades que surgiu a opção do seguro fiança e para você entender, vamos falar um pouco mais sobre essa opção.

O que é Seguro de Fiança Locatícia?

É basicamente um seguro que cobrirá o proprietário do imóvel em caso de inadimplência, ou seja, o seguro cobrirá o não só o pagamento do imóvel como outros encargos que envolvam a locação.

Esse seguro serve para aluguel de imóveis residenciais e não residenciais mais que estejam localizados em regiões urbanas.

O valor de um seguro fiança vai depender da análise de crédito da seguradora, geralmente um plano básico custa o valor anula de um a 2 veze o valor do aluguel.

Dependendo do tipo de seguro que você fizer, ele também cobrirá o acionamento de serviço de assistência 24 horas quando for necessário algum reparo emergencial no imóvel.

O que é necessário para se fazer um seguro de fiança locatícia?

Você pode fazer o seguro fiança locatícia com um corretor de seguros ou mesmo diretamente pela imobiliária.

Para isso, você precisará seus documentos pessoais junto com um comprovante de renda para que seja feita a análise cadastral pela seguradora.

Geralmente, a resposta de aprovação ou reprovação de cadastro leva em torno de 24 horas, mas pode ser que sejam necessários documentos adicionais para que seja melhor verificado o perfil do solicitante, nesse caso levará um pouco mais de tempo.

Se o cadastro for aprovado, será feito então uma elaboração de proposta onde serão discutidas as coberturas, forma de pagamento e vigência da apólice.

Caso sejam inclusas coberturas por danos ao imóvel, será necessário fazer um laudo com descrição detalhada do imóvel utilizando-se de fotos para servir de referência quando findar a locação.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *