Skip to main content

Como funciona a consulta SCR do Banco Central?

Como funciona a consulta SCR do Banco Central?

Antes de falarmos desse sistema é necessário entendermos o que é ele: o Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR) é um registro e consulta de informações sobre as operações de crédito, avais e fianças prestados e limites de crédito concedidos por instituições financeiras a pessoas físicas e jurídicas no país.

Quem fornece informações para o banco de dados do Banco Central são as instituições financeiras através de coleta de informações sobre as operações concedidas, dessa forma cabe a essas instituições corrigir ou excluir as informações imprecisas.

Também é importante ressaltar que, em casos de questionamento judicial, tudo deve ser direcionado para as instituições financeiras e não ao Banco Central.

Esse sistema serve para que o Banco Central, como órgão de regulação e supervisão do sistema financeiro, possa obter instrumentos para calcular os riscos envolvidos em operações de crédito, evitando assim uma problemática que ocasionaria em casos de acúmulo de créditos não honrados.

Benefícios do SCR para a sociedade

Diferente do que possa parecer, esse sistema não só auxilia as instituições financeiras a se protegerem dos mal pagadores, servem também para poder oferecer taxas de juros menores para os contratantes, ou seja, ao conhecer melhor o risco do potencial contratante do crédito, as instituições financeiras podem oferecer taxas menores àqueles tomadores com bom histórico de pagamento, funcionando como um bureau de crédito.

Diferença entre o SCR e órgãos como SPC, SCPC e Serasa

A maior diferença é que o SCR não é um cadastro restritivo, ou seja, não possibilita que através das informações ali contidas desqualifique a pessoa ou “suje” seu nome.

No SCR consta tanto informações positivas quanto negativas, apresentando valores de dívidas a vencer (sem atraso) e valores de dívidas vencidas (com atraso), funcionando na maioria das vezes como fonte de informação positiva, pois comprova a capacidade de pagamento e a pontualidade do cliente.

Também é importante lembrar que existe uma série de exigências do Banco Central para que as instituições financeiras possam ter acesso à consulta de dados do SCR.

Como as pessoas podem consultar o SCR?

Para que os cidadãos possam consultar o SCR é preciso que ele seja cadastrado no Registrato do Banco central.

Registrato é um sistema que fornece gratuitamente pela internet informações disponíveis não só SCR como também no CCS (sistema que mostra todos os bancos com as quais o cliente possui algum relacionamento).

Para se cadastrar no Registrato e acessar o SCR acesse: https://www.bcb.gov.br/meubc/registrato

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

8 thoughts to “Como funciona a consulta SCR do Banco Central?”

  1. Fiz acordo com as Pernambucanas a um 10 anos atrás eles não deram baixa no banco central e continuo negativada até hoje

  2. Fiquei desempregado e não pude pagar o cartão crédito mercado pago em dia, depois de um tempo me ofereceram uma proposta de quitação com valor menor e agora meu spf ficou com situação negativa
    Consta dividas baixadas com prejuízo, acho que é intenção me prejudicar pq não me ofereceram em nenhum momento o valor da dívida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *