Skip to main content

Como economizar gasolina do carro?

Como economizar gasolina do carro?

Evite o uso do ar condicionado

O uso do ar condicionado gasta muito combustível. Mesmo no verão, é possível economizar com o ar condicionado, adotando pequenas mudanças, tais como estacionar o seu carro na sombra, desligar o ar condicionado pouco antes de chegar ao destino, utilizá-lo na potência baixa e aderir ao uso de película automotiva.

Antes de começar a rodar, verifique a pressão dos seus pneus

Um jogo inteiro de pneus com 6 libras a menos aumenta o consumo em 17,8%.

Controle o acelerador de velocidade

Alta velocidade resulta em maior gasto. Quanto mais rápido o veículo, maior a resistência ao ar e, consequentemente, maior o consumo de combustível. Manter uma velocidade constante ajuda na economia.

Verifique a manutenção periódica

Verifique se as velas estão reguladas, o óleo dentro das especificações e os vários filtros (ar, óleo) limpos. Estes influenciam não só no consumo do seu automóvel, mas também no desempenho.

Evite peso em excesso no carro

Quanto mais pesado o carro, maior a força necessária para deslocamento. Portanto, na hora de comprar carro, prefira um modelo mais compacto e evite bagageiros e suportes para bicicletas, por exemplo.

Conheça o seu automóvel

Leia o manual do proprietário para saber os pontos de troca de marcha, óleos recomendados, rotação de marcha lenta, e outras informações importantes de segurança.

Fuja do trânsito e semáforos

Opte por rotas para fugir do trânsito intenso ou de ruas com muitos semáforos. Quanto mais uniforme a velocidade do carro, evitando muitas frenagens e acelerações, menor o nível de consumo de combustível.

Freio motor é seu amigo

Usando mais o freio motor você gasta menos combustível do que o pedal (o carro anda por mais tempo). A central de injeção eletrônica corta o fluxo de combustível para o motor uma vez que o acelerador não é apertado (CONSIDERANDO QUE O CARRO NÃO ESTEJA EM MARCHA LENTA). O computador de bordo confirma.

Qualidade do combustível

Ao escolher o posto para colocar combustível no carro, peça dicas para motoristas de frota e taxistas que estão sempre de olho em produtos de qualidade com preços mais atrativos. Além disto, você evita combustível ruim e bombas fraudulentas.

Ao rodar tente manter uma velocidade constante

Assim a injeção não é forçada a reagir a acelerações repentinas.

Dirija como se você não tivesse freios e use o embalo o máximo possível

Ao dirigir em um local plano que não exija freadas bruscas seguidas de retomadas fortes, utilize o embalo do carro para diminuir o gasto de combustível. Essa técnica pode reduzir muito o consumo, pois as acelerações não vão gastar tanta gasolina quanto antes.

  • Em carros mais novos, se ele estiver engatado e o seu pé não estiver no acelerador, os injetores se fecharão automaticamente, economizando bastante combustível. Isso significa que o seu carro andará no embalo enquanto gasta apenas uma pequena quantidade de combustível, usando o freio motor para controlar a velocidade.
  • Não ande no embalo com o carro desengatado. Isso vai gastar mais combustível pois vai fazer o motor entrar no modo ocioso, o que exige mais gasolina do que simplesmente deixar o carro engatado e andar no embalo com leves toques no acelerador.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *