Skip to main content

Como contribuir com a previdência social INSS?

Como contribuir com a previdência social INSS?

Em tempos em que o desemprega ultrapassa os 12 milhões de desempregados, a saída, muitas vezes, é fazer uso do emprego informal, ou seja, trabalhar por conta própria como autônomo.

Porém, alguns detalhes devem ser observados ao optar por esse tipo de saída, pois sempre devemos nos preocupar com o nosso futuro.

E um desses detalhes é a contribuição que fazemos para a previdência social visando o nosso futuro.

É preciso contribuir para que no futuro, você possa ter um melhor proveito da terceira idade contando com a sua aposentadoria, por isso, vamos mostrar neste artigo como contribuir de forma individual.

Os Planos de Contribuição

Existem dois tipos de planos de contribuição individual e facultativa que você pode fazer: o plano normal e o plano simplificado.

Plano Normal –é aquele em que a alíquota é de 20% sobre o salário de contribuição, ou seja, o valor da alíquota multiplicada pelo valor do salário mínimo até o valor da alíquota multiplicada pelo teto previdenciário.

Nesse plano, o recolhimento servirá para contagem de tempo e concessão de todos os benefícios previdenciários.

Algumas observações devem ser feitas nesse caso:

  • o Contribuinte Individual que prestar serviços à Pessoa Jurídica terá descontado o valor de 11% da sua remuneração e a empresa fica responsável pelo repasse do pagamento ao INSS.
  • o Contribuinte Individual que prestar serviço a uma ou mais empresas poderá deduzir da sua contribuição mensal o percentual de 45% da contribuição patronal da contratante, que foi efetivamente recolhida ou declarada, limitada a 9% do respectivo salário de contribuição.
  • a empresa que contratar os serviços de Contribuinte Individual deverá fornecer comprovante de pagamento pelos serviços prestados.

Plano Simplificado – é aquele em que a alíquota é de 11% sobre o salário mínimo e serve para aqueles que não prestem serviços e nem possuam relação de emprego com Pessoa Jurídica, a partir de abril de 2007.

Existe também a possibilidade de alíquota de 5% sobre o salário mínimo, mas só serve para quem pertencer a família de baixa renda e que esteja inscrito no sistema Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Como pagar a Contribuição

Todo mês você deve acessar o site da Receita Federal e efetuar o pagamento.

Você deve clicar no link:

https://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/pagamentos-e-parcelamentos/emissao-e-pagamento-de-darf-das-gps-e-dae/calculo-de-contribuicoes-previdenciarias-e-emissao-de-gps/calculo-de-contribuicoes-previdenciarias-e-emissao-de-gps

O formulário a ser preenchido é esse da ilustração abaixo:

Qualquer dúvida sobre o preenchimento, consulte o site da Receita Federal que o mesmo explicará passo a passo como efetuá-lo de forma correta através do link:

https://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/pagamentos-e-parcelamentos/emissao-e-pagamento-de-darf-das-gps-e-dae/gps-guia-da-previdencia-social-orientacoes-1/orientacoes-para-preenchimento-da-gps

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

3 thoughts to “Como contribuir com a previdência social INSS?”

  1. Posso contribuir individualmente sobe 20% do salário mínimo, sem prestar serviços a pessoas jurídicas?

  2. Eu posso contribuir com o INSS, com a alíquota de 5% eu recebo o bolsa família

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *