Skip to main content

Como comprar ações da Petrobrás?

Como comprar ações da Petrobrás?

Como comprar ações da Petrobrás?

No Brasil, as ações estão listadas na BM&FBOVESPA (Bolsa de Valores,
Mercadorias e Futuros); nos Estados Unidos, estão na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE). Em julho de 2002, teve início a listagem de “Recibos de Depósitos – DR – na Espanha” (Latibex), referente às ações ordinárias (XPBR) e preferenciais (XPBRA) emitidas pela Petrobras, após aprovações concedidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Banco Central do Brasil (Bacen).

As ações ordinárias e preferenciais da Petrobras têm sido negociadas na BM&FBOVESPA desde 1968 e na NYSE desde 2000.

Em dezembro de 2002, foi aprovada pelo Conselho de Administração a listagem de ações ordinárias e preferenciais na Bolsa de Comércio de Buenos Aires (Merval).

No Brasil, onde e como as ações são negociadas? Qual é o código das ações da Petrobras?

No Brasil, as ações da Petrobras são negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). É possível negociar com ações através de bancos ou corretoras, que realizam as ordens de compra e venda na Bovespa.

O investidor define a ação que deseja operar, podendo basear sua decisão em recomendações de analistas.

Os segmentos de private bank dos bancos também orientam seus correntistas sobre quais investimentos são mais atraentes no mercado acionário.

As ações da Petrobras são negociadas na Bovespa através dos códigos PETR3 (ações ordinárias nominativas escriturais) e PETR4 (ações preferenciais nominativas escriturais).

Existe um valor mínimo ou máximo para se investir em ações?

Não existe valor mínimo ou limite máximo para se negociar ações. Contudo, custos, como de corretagem, podem tornar desinteressantes aplicações de valores muito baixos.

Deve-se salientar que as ações são normalmente negociadas em lotes. O lote padrão da Petrobras atualmente é de 100 ações.

Negociações de frações de lote devem ser realizadas no mercado fracionário, onde a liquidez (facilidade para se comprar ou vender a ação) é, normalmente, menor.

Existe alguma garantia de rentabilidade para meu investimento em ações da Petrobras?

No mercado acionário, em geral, não há uma garantia de retorno ao se investir em ações.

Com as ações da Petrobras não é diferente. Existe, entretanto, conforme dados históricos, uma tendência de valorização das ações de empresas cujos fundamentos são sólidos e que apresentam bons resultados continuamente e crescimento de seus ativos no longo prazo.

Vale notar que as ações da Petrobras são consideradas de primeira linha, ou seja, são facilmente negociadas por apresentarem elevada procura (liquidez), o que facilita a compra e venda de ações na bolsa.

Como saber a minha posição acionária?

O Banco do Brasil S.A., que é o agente administrador do sistema de ações da Petrobras, remete ao endereço do acionista o extrato de sua posição acionária, quando há movimentação de ações, quando há pagamento de dividendos e para fins de declaração de Imposto de Renda.

Por isso, é fundamental que o acionista atualize seu endereço em qualquer agência do Banco. Além disso, o acionista pode, a qualquer tempo, comparecer a uma agência do Banco do Brasil e solicitar um extrato de sua posição acionária na Petrobras.

Os acionistas cujas custódias sejam realizadas pela CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia) devem consultar sua posição nesta instituição junto ao seu corretor.

Qual a política de dividendos da Petrobras?

De acordo com o estatuto da Companhia, a Petrobras possui dividendos mínimos obrigatórios correspondentes a 25% do Lucro Líquido Ajustado.

As ações preferenciais terão prioridade no caso de reembolso do capital e no recebimento dos dividendos, no mínimo, de 5% (cinco por cento) calculado sobre a parte do capital representada por essa espécie de ações, ou de 3% (três por cento) do valor do patrimônio líquido da ação – prevalecendo sempre o maior –, participando, em igualdade com as ações ordinárias, nos aumentos do capital social decorrentes de incorporação de reservas e lucros.

As ações preferenciais participarão, não cumulativamente, em igualdade de condições com as ações ordinárias, na distribuição dos dividendos, quando superiores ao percentual mínimo que lhes é assegurado no parágrafo anterior.

Além disso, a CVM dita um pagamento de dividendos 10% superior para as ações PN, de forma preferencial (calculado a partir de um dividendo mínimo de 25% do Lucro Líquido Ajustado).

O que acontece no caso da Petrobras é que a prioridade de recebimento dos 5% do capital relativo às ações PN, geralmente é superior aos 10% preferenciais.

Importante: Para que o acionista da Petrobras receba os dividendos aos quais tem direito, é fundamental que o mesmo mantenha seus dados cadastrais atualizados, comunicando qualquer alteração de endereço ou conta bancária para crédito de dividendos.

Esta atualização deverá ser efetuada em qualquer agência do Banco do Brasil S.A. (caso a custódia seja realizada por este Banco) ou através de solicitação ao corretor de valores, caso a custódia seja realizada pela CBLC.

Lembramos ainda que, de acordo com a Lei das S.A. (Lei 6.404/76, art. 287, alterada e com dispositivos acrescentados pela Lei 10.303/2001) (*) , a ação para haver dividendos prescreve em três anos a partir da data em que tenham sido dispostos à disposição do acionista.

Como fazer para receber dividendos/juros? Posso receber as remunerações diretamente na minha conta?

O pagamento de dividendos / juros sobre capital próprio é efetuado pelo Banco do Brasil S.A., instituição depositária das ações escriturais da Petrobras.

O pagamento de dividendos somente pode ser efetuado aos acionistas cujos dados cadastrais estejam atualizados ou àqueles que possuam conta corrente, de qualquer banco, cadastrada no Banco do Brasil (Instituição que administra o Sistema de Ações Escriturais da Petrobras).

Para tanto, basta procurar qualquer agência do Bancodo Brasil ou o seu corretor de valores, de posse de seus documentos pessoais.

É possível receber os valores diretamente na conta, desde que o acionista seja correntista do Banco Brasil S.A e tenha suas ações sob a custódia deste Banco; ou tenha sua conta corrente de outro banco inscrita no seu cadastro de acionista.

Estes acionistas têm seus direitos creditados em conta automaticamente na data de início do pagamento

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *