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Como COBRAR O CLIENTE e evitar calote?

Cobrar clientes é sempre tarefa difícil, pois é preciso cobrar de maneira efetiva mas sem perder o bom relacionamento com o cliente.

COBRAR

Na hora de comprar o produto ou contratar o serviço, o cliente sempre tem urgência, mas na hora de pagar nem sempre é assim. Muitos afirmam que geralmente os mais exigentes são os piores pagadores. Claro que isso é apenas uma convicção de alguns, mas por vezes essa máxima parece bem real.

 

 

 

Separamos oito dicas para te ajudar na hora de cobrar seus devedores:

1- Não tenha vergonha de cobrar

Cobrar é um direito seu. Qualquer compra e venda é um acordo entre duas partes e se você cumpriu com a sua parte, nada mais justo que o inadimplente cumpra com a dele.

Claro que essa cobrança deve ser feita sempre de maneira ética, educada e respeitosa, sem coações e nem constrangimentos.

 

2- Aumente o teor da cobrança gradativamente

A obrigação de quem compra é pagar, mas não podemos deixar de relevar alguns fatores. Ás vezes em meio a tantos compromissos e obrigações, se o devedor não for alguém organizado, pode acontecer de realmente se esquecer da data de pagamento ou até mesmo de se enrolar financeiramente por um simples erro de administração.

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Portanto não há necessidade de cobrar o cliente declaradamente em um primeiro momento. Isso pode acontecer de forma gradativa, para que o relacionamento com cliente não seja prejudicado ou até mesmo para não criar um desconforto que deixe o cliente aborrecido com a empresa e deixe de pagar a dívida por questões pessoais.

A “cobrança” pode começar apenas com um lembrete acerca da data de vencimento do pagamento. Essa notificação pode ser feita até mesmo por e-mail, para que o cliente não se sinta pressionado. É sempre bom que a empresa tenha designado um e-mail próprio para esse fim, para dar mais seriedade na cobrança.

Se o lembrete não adiantar, daí sim a cobrança pode ser realizada por contato telefônico, dizendo que está ligando para informar que venceu a data de pagamento.

Se não considerar muito invasivo, você pode enviar também um SMS para o cliente, pois existe grande possibilidade de que ele veja.

Porém se o atraso já tem um tempo e está caminhando para o calote, daí é preciso ser mais objetivo na cobrança, informando que caso a dívida não seja paga, o cliente poderá ter seu nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito. Não adiantando, cumpra com o aviso e o negative. Muitos devedores só fazem o pagamento do débito quando recebem a notificação do órgão de proteção ao crédito.

 

3 – Tenha os dados do cliente

No momento da compra é muito importante recolher o máximo de dados possíveis do cliente, como e-mails, telefones e endereço. Confira-os enviando e-mail, ligando nos números e pedindo comprovante de endereço no nome do cliente ou da empresa dele.

Essas informações são muito importantes para que a cobrança tenha sucesso.

 

4- Envie boletos com o valor atualizado

O boleto é uma ótima opção de cobrança, pois além de lembrar ao cliente da dívida, ele ainda pode ser pago sem que o cliente precise entrar em contato, coisa que deixa alguns envergonhados ou até mesmo se esquecem de fazer.

 

5- Cuidado com os excessos

Cobrar o cliente todos os dias, por exemplo, não é eficaz. Afinal, além de criar um mal-estar e espantar o cliente, isso não vai fazer com que o dinheiro apareça para que o cliente pague. É mais fácil conseguir receber através da educação do que da pressão.

Lembrando também que a cobrança abusiva e excessiva é crime de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

 

6- Forneça alternativas de pagamento

É melhor receber de forma parcelada do que não receber. Nem sempre o cliente tem o dinheiro para quitar á vista aquele débito, então vale a pena reduzir multas e juros, parcelar através de cartão de crédito e etc.

 

7- Tenha um bom serviço pós-venda

Alguns clientes justificam a inadimplência pela insatisfação. Portanto, ao realizar um serviço pós-venda buscando saber da satisfação do cliente quanto ao produto, serviço ou entrega é muito importante, afinal além de estreitar a relação com o consumidor, também traz um feedback sobre o que pode ser melhorado.

Assim, quando houver atraso no pagamento, existe uma liberdade melhor para conversar com o cliente e deixá-lo a vontade para expor os motivos do atraso, se é causa financeira, esquecimento e etc. O cliente passará a vê-lo como parceiro e não como carrasco. O bom relacionamento com o consumidor não pode ser somente no momento da venda, é preciso que exista uma manutenção desse contato.

 

8- Encontre o cliente

Não conseguir encontrar o cliente devedor é algo muito recorrente. Mesmo confirmando as informações do cliente no momento da venda, como endereço e telefones, ainda assim alguns parecem desaparecer como num passe de mágica, sem deixar rastro ou contato. E nem sempre é proposital. Ás vezes por eventualidades como troca de endereço, mudança de número de telefone ou ida para outro estado, o consumidor perde o contato e até fica sem ter como procurar a empresa e notificar essas alterações.

O site Brasil Consultas também pode ajudar efetivamente nesse ponto, pois oferece consultas de localização de devedores para empresa. A partir de nome, endereço, telefone e CPF, o devedor pode ser localizado com mais facilidade através dos dados trazidos na consulta, que é á nível nacional.

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Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

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