Skip to main content
Carteira de Trabalho Digital

Carteira de trabalho digital: conheça os benefícios

Conheça a nova Carteira de Trabalho Digital e seus benefícios.

Todo cidadão que presta algum tipo de serviço com vínculo empregatício está familiarizado com a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Como consultar CPF pelo Nome

Localize Pessoas e Empresas pelo Telefone Fixo ou Celular

Um documento obrigatório que nos acompanha durante toda a nossa vida profissional.

Porém desde o dia 24 de setembro de 2019, podemos contar com a Carteira de Trabalho Digital, totalmente eletrônica e equivalente ao documento físico. 

Como consultar o FGTS pelo CPF?

Você pode baixar gratuitamente o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no seu celular através da sua loja virtual (disponível tanto para o sistema IOS quanto para o Android).

Contudo, vale lembrar que sempre existe a opção de adquirir a sua no próprio site do Ministério do Trabalho. Portanto, não perca a oportunidade de facilitar a sua vida. 

A Carteira de Trabalho Digital foi criada pelo Ministério da Economia para modernizar, desafogar o sistema burocrático trabalhista e reduzir os custos.

No momento em que você for contratado, ao invés de apresentar a Carteira de Trabalho física, você poderá apresentar apenas o seu CPF e o registro serão realizados de forma digital. Simples, não é?

A digitalização desse documento trará muitas facilidades para o seu cotidiano, leia o artigo e entenda melhor.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL

A implementação da Carteira de Trabalho Digital representará para o país uma economia significativa em emissão de documentos.

Além de você poder solicitar tanto a primeira quanto à segunda via do documento através do aplicativo, trazendo muito mais praticidade e agilidade.

O trabalhador poderá consultar, sempre que quiser e rapidamente, seus dados trabalhistas em um mesmo local. Também poderá aproveitar melhor as vagas disponíveis reduzindo o tempo de atendimento. 

Esse é um dos principais benefícios, para o trabalhador e para o sistema nacional trabalhista.

Através do aplicativo, é possível resolver assuntos relacionados ao vínculo empregatício, como a solicitação do extrato de contribuição, sem precisar encarar as filas e a burocracia de agências.

Desafogando o sistema burocrático dessas agências, o atendimento em si terá mais qualidade, pois dessa forma, as agências poderão se dedicar mais às solicitações mais complexas.

Consulta CPF CNPJ Online

SAIBA MAIS COMO FUNCIONA

Atualmente existe um sistema chamado eSocial, que é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.

Algumas empresas obrigatoriamente usam o eSocial e dessa forma, passam para o governo informações como vínculo trabalhista, folha de pagamento e informações sobre o FGTS.

Assim, a burocracia no processo de admissão reduz bastante. Alguns processos não serão exibidos imediatamente na Carteira de Trabalho Digital por conta de prazos do eSocial que podem se estender até o mês seguinte, como por exemplo: alteração de salário, férias e desligamento.

Outro aspecto interessante do uso da Carteira de Trabalho Digital é a liberdade que o trabalhador terá em relação ao acompanhamento do que estiver sendo anotado em sua carteira.

Apesar de toda a facilidade e praticidade que a nova Carteira oferece, é sempre importante que o trabalhador guarde sua CTPS física, que continua valendo, para comprovações e que fique atento a qualquer divergência, corrigindo-a imediatamente. 

Precisando consultar seu CPF ou CNPJ? Consulte nosso site e faça sua consulta online.

www.brasilconsultas.com.br

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

0 thoughts to “Carteira de trabalho digital: conheça os benefícios”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *