Skip to main content

O que é CADIN e como consultar o CADIN?

Cadin é o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal, trata-se de um banco de dados que registra pessoas físicas e jurídicas que possuem dívidas nos órgãos e entidades federais do Brasil.

Este cadastro tem como finalidade que a Administração Pública Federal possa reunir todos os inadimplentes que devem aos órgãos públicos, a fim de utilizar essas informações para análises em situações como para conceder crédito, fornecer garantia e incentivo (fiscal e financeiro). Da mesma forma, Esses dados podem servir na verificação para realizar convênios, acordos, ajustes e contratos de gestão.

Consulte Aqui o CADIN

Posso estar com o meu nome sujo no CADIN? 

Quando vence um débito e este não é pago para a Administração Pública seu nome é incluído no CADIN, logo depois essa dívida será registrada em seu CPF ou CNPJ.

Mas afinal, o que seriam essas dívidas que podem ser registradas no CADIN?

Existem exemplos muito comuns de dívidas que resultam em pendência no CADIN:

  •  IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) – um imposto estadual anual que arrecada dinheiro de pessoas proprietárias de veículos de todos os tipos.
  • IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) – imposto cobrado de total as pessoas que tenham propriedade urbana, seja sala comercial, apartamento, casa ou terreno.
  •  CCM (Cadastro de Contribuintes Mobiliários) – um cadastro para trabalhadores autônomos ou prestadores de serviço, a taxa recolhida é conhecida como ISS: Imposto sobre Serviços Municipais.
  • Multas de Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) .
  • SPU (Superintendência do Patrimônio da União).

Entre muitas outras obrigações fiscais.

Bancos Públicos também podem registrar dívidas no CADIN. São exemplos:

  • CEF (Caixa Econômica Federal)
  • BB (Banco do Brasil)
  • BNB (Banco do Nordeste do Brasil)
  • BASA (Banco da Amazônia)

Todos os financiamentos realizados através de verba governamental também podem ser registrados, como:

  • FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) – vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego que financia Seguro-Desemprego, Abono Salarial e Desenvolvimento Econômico entre outros.
  • PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) – serve para estimular o uso e melhorar a geração de renda para famílias que vivem de atividade rural, agropecuária ou não, através de financiamentos.
  • FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) – uma espécie de empréstimo para custear faculdade, que deve ser pago com juros após a formação do estudante.

fies

Se você se identificou com algum dos casos apresentados e acredita que possa existir qualquer uma dessas dívidas no seu CPF ou CNPJ, você pode consultar seu CADIN online, pessoalmente ou até por correspondência.

Para maiores informações de como consultar seu CADIN online, clique aqui.

Agora se deseja consultar por correspondência, siga as instruções abaixo:

Procedimento para Pessoa Física:

Envie para o Banco do Brasil cópia do RG e do CPF, junto da autorização assinada com firma reconhecida.

Procedimento para Pessoa Jurídica:

Envie cópia autenticada da certidão simplificada que é fornecida pela Junta Comercial, tendo a certidão data de no máximo 30 dias, junto com o RG e o CPF do responsável.

Para consultar pessoalmente:

Vá em qualquer órgão que pertença a Administração Pública Federal e leve os mesmos documentos que você precisa enviar pra consultar por correspondência.

IMPORTANTE

Por fim, as dívidas no CADIN são diferentes das dívidas SPC, SCPC e SERASA. Caso você tem tenha restrições, pendências, protestos ou cheques devolvidos na praça, clique aqui e consulte em todo o território nacional.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

105 thoughts to “O que é CADIN e como consultar o CADIN?”

      1. Bom dia!
        Essa restrição é feita por órgãos governamentais e não temos acesso a esse tipo de informação em nossas consultas.
        Nesse caso você tem de procurar a Secretaria da Fazenda do seu Estado.
        Atenciosamente, Equipe Brasil Consultas.

  1. Estou pleiteando um cartao CONSTRUCARD junto a Caixa Economica Federal e estão negando o financiamento alegando que meu nome esta no CADIN pelo Conselho Regional de Contabilidade de SP, isso é legal?

      1. Tenho uma restrição num cartão de crédito e não estou restrito no serasa e nem spc ,onde devo procurar esse débito? Sendo q na caixa cosnta inadimplente.

    1. ola boa tarde tive uma loja durante 5 anos, porem fechei a loja devido a um golpe que levei cheques sem fundos recebi de clientes, nao aguentei fechei a empresa e tinha um emprestimo no banco do povo nao paguei mais depois que fechei eo fiador faleceu hoje recebi uma carta dizendo que meu nome esta no cadin ja faz 2 anos que fechei a loja.

  2. Tive uma pequena mercearia ha 30 anos atras. Mas em menos de uma ano eu vendi minha parte para meu socio. Tenho comprovante que foi passado para ele. Mas ele não transferiu a firma para ele somente. Entao ainda consta CNPJ em meu nome, Como posso resolver isso? Não consigo financiamento. Por favor me ajudem.

    1. Você deverá solicitar uma alteração no contrato social perante a Junta Comercial, onde você deverá apresentar seu comprovante de venda e sair da sociedade.

      Depois disso, o sr precisará ir até a Receita Federal com esses documentos e pedir a alteração dos dados do CNPJ.

  3. boa noite, fui fazer uma conta na caixa economica federal e la constou meu nome no cadim da receita federal, so que a receita informa que nao tenho restriçoes perante a receita! i agora amigo

  4. Tinha uma firma registrada mas já dei baixa na Inscrição e por um problema com NF esta firma está com uma execução fiscal e no momento estou querendo financiar um imóvel em meu nome. Esta execução pode travar o financiamento?

    1. Fátima, não podemos afirmar com certeza, pois cada instituição financeira possui critérios próprios. Mas é provável que essa execução fiscal posso sim impedi-la de financiar o imóvel em seu nome. Informe-se melhor na Instituição Financeira, eles mesmos lhe dirão se consultam o CADIN ou não.

  5. meu nome está no cadin pelo inss,qdo descobri ja tinha mais de anos posso recorrer por que a divida ja prescreveu?como devo agir?

  6. MEU NOME ESTA NO CADIN PORQUE VENDI UM CARRO O HOMEM NAO TRANSFERIU E LEVOU MULTAS E NAO PAGOU, ISSO VAI ATRAPALHAR DE EU FINANCIAR UM IMOVEL?

    1. Jhenyfer, não podemos afirmar com certeza, pois cada instituição financeira possui critérios próprios. Acreditamos que você não irá conseguir e sugerimos que acerte sua situação no CADIN primeiro para depois tentar o financiamento do imóvel.

  7. boa noite meu nome esta no cadin por causa do ipva atrasado como que faço pra parcelar essa divida

  8. Boa tarde, tenho meu cnpj no cadin devido uma dívida no Banco do Brasil quando tinha uma empresa.Gostaria de saber se meu no sai do cadin com o tempo e quanto tempo leva. Grato

  9. Boa noite! Já tive restrições no cadin, as mesmas ja foram quitandas. Posso ter um financiamento de imóvel negado devido restrição ja resolvida?

    1. Sra. Juliana, as instituição financeiras utilizam de diversos critérios próprios para aprovar ou não uma transação como o financiamento, por exemplo. Eles verificam restrições e pendências, analisam a renda e as passagens nos órgãos de proteção ao crédito, entre outros. Portanto seu crédito pode sim ser negado mesmo que todas as suas dívidas já tenham sido quitadas, se a análise da financeira considerar que seu histórico de inadimplência sugere riscos de não pagamento do financiamento em questão. Boa sorte!

  10. Tive um emprestimo pelo banco do nordeste, mais paguei com boleto no banco bradesco, quando fui fazer um novo emprestimo meu nome acusou q tava no cadin, sendo q ja paguei a mais de 1 mes e ainda nao saiu. oq fazer?

    1. Sra. Priscilla, vá até a empresa credora (que te negativou), apresente o comprovante de pagamento da dívida e solicite que eles deem baixa nos órgãos de proteção ao crédito imediatamente. Caso eles não façam isso, procure o Procon ou um Tribunal de Pequenas Causas informando o ocorrido.

  11. Se meu nome for ao Cadin devido uma divida do Detran PR, eles ou uma empresa juridica poderia tirar meu dinheiro da poupanca pra pagar essa divida do Cadin, ou melhor, Detran PR?

  12. Sra. Júlia, tudo que se refere á imposto de renda é bem complicado. Eu a aconselharia á pagar o imposto em aberto e depois tentar a restituição. Dessa forma a Sra. não corre o risco de sujar o seu nome e nem diminuir o seu Score (uma pontuação que calcula riscos de inadimplência), já que uma vez que o seu nome seja incluso nos órgãos de proteção ao crédito, mais difícil será de conseguir aprovação na concessão de crédito futuramente, mesmo que já esteja com o nome limpo.

  13. Boa noite. Meu nome está no Cadin, tenho 3 pendencias na PGFN: referente a 2009, 2014 e 2015. A que consta no Cadin é a de 2009, já parcelei no dia 4/11/15 e efetivei o pagamento da primeira parcela no dia 12/11/15 mas até agora meu nome continua no Cadin. O que devo fazer?:

    1. O Sr. deve procurar o órgão responsável para verificar o procedimento. É possível que eles só retirem o registro depois de finalizado o pagamento do parcelamento. Maiores informações, ligue 0800-170110.

  14. Sou pensionista do INSS e meu nome consta no Cadin, por ter pendência junto à Receita Federal, posso pedir um empréstimo consignado?

    1. Sra. Liliane, empréstimos consignados costumam ser liberados até mesmo para pessoas com restrições nos órgãos de proteção ao crédito, uma vez que o recebimento é garantido. Porém somente a instituição financeira poderá lhe informar com certeza se é ou não possível conceder-lhe o empréstimo, pois cada uma possui seus próprios critérios de análise.

  15. Boa noite.
    Onde quitar uma dívida de multas de trânsito pra que meunome não vá pró CADIN?

  16. Bom dia!! fiz um financiamento de material de construção em 72 parcelas na CEF faltando 7 parcelas deixei de pagar por que fiquei desempregada, meu nome foi incluído no CADIN, mas meu contrato de financiamento informa que pode ser amortizado no FGTS, eu possuo FGTS retido que podem muito bem quitar essa divida, como faço?

  17. Tenho CPF restrito. Consigo empréstimo no banco do povo com meu MEI? Trabalho com vendas diretas.

    1. Sr. Uarlei, suas dívidas como pessoa física não interferem na sua pessoa jurídica. Porém somente o banco poderá informá-lo com certeza se é possível ou não. Lembrando que diversos outros critérios serão considerados, por isso mesmo com o nome limpo muitas pessoas não conseguem crédito.

    1. Sr. Antonio, até onde sabemos as dívidas no CADIN não caducam. O sr. precisa procurar a Secretaria da Fazenda do seu estado para regularizar sua situação.

  18. Ola boa tarde descobri ontem que meu nome esta no cadin.nao sei ainda o motivo como faco para descobrir?

    1. Sra. Suelly,para obter maiores informações você precisará procurar a Secretaria da Fazenda do seu estado. Em São Paulo fica no seguinte endereço:
      Av. Rangel Pestana, n 300 – São Paulo/SP – CEP: 01017-911 – PABX (11)3243-3400

  19. Dividas relacionadas a cnpj em banco particular (Itau) sao adicionadas ao Cadin? Interferem em finaciamento habitacional com o cpf em banco publico(caixa economica)?

  20. Gostaria de saber se pessoas com o nome no cadin está impossibilitado de receber bolsa de mestrado financiado pela capes, bem como as pessoas que já tem a bolsa correm o risco de perder mediante o ingresso de seu nome e no cadin.
    Obrigado.

  21. Boa tarde.
    Procurei uma agencia da CEF para analise de credito para minha empresa e o processo nao seguiu devido ter o nome inscrito no cadin – receita federal.
    Como faço para obter quais debitos estao motivando esta inscricao neste cadin?

  22. Tinha uma divida pelo fies com mas de 5 anos que caducou; fui no serasa daqui e não apareceu mas qdo fui ao banco bradesco para solicitar um cartão de credito o debito ainda aparecia. sabe me informar se mesmo apos 5 anos esse debito vai continuar aparecendo em outros bancos

  23. como faço para consultar o Cadim, independentemente de ir a Receita Federal, tem outra maneira de fazer a consulta ?

  24. Bom dia! Meu é Cleusa, preciso agendar na receita federal para consultar se meu CPF está no cadin.

  25. Boa tarde! Meu nome está no CADIN pelo que me foi informado entrei com um processo contra a empresa em que trabalhava, perdi, e fui condenada a pagar os honorários advocaticios da empresa e agora fui abrir uma conta na Caixa e consta essa pendência. O CPF vai para o CADIN por esse motivo?

  26. meu nome e Ivanildo meu nome ta no Cadin eu sofrir
    um acidente vou passar a rever pela caixa econômica vai descontaralguma coisa ?

  27. Olá, quitei uma divida do FIES desde 08/2015 através de Deposito Judicial e meu nome continua no cadim. A gerente me informou que todos que de alguma forma dão prejuízo para a CEF terão seu nome lá e não sai. Disse que paguei mas não o valor integral e como foi negociado pela defensoria pública o valor pago foi mais baixo. O que vocês me aconselham a fazer?
    Grato

  28. preciso urgente de um numero que eu possa entrar em contato com o cadin.. Não sei se é possivel

  29. Quando uma pessoa física fez um empréstimo pessoal pela conta corrente na Caixa e deixou de pagar o nome pode ir para o CADIN?

  30. Meu nome ta no cadin consigo abrir uma conta em um.banco de cooperativa não tenho Serasa e nem.spc

  31. Você precisa fácil de qualificação Negócios ou empréstimos pessoais Bad crédito ou bom crédito, não faz diferença com a gente. 3% dos pedidos são aprovados dentro de 72 Horas. Para se candidatar, entre em contato conosco via e-mail: ramseydickson@outlook.com

  32. Fiquei em dívida com a receita esse ano no valor de 5,700,00. Eles desejam receber até 31 de março,mas não tenho esse dinheiro. Me falaram que vão me cadastrar no CADIN. Quero saber,não poderei parcelar meu imposto a pagar esse ano? Não se pode ir a Receita Federal para tentar renegociar esse débito? Não trabalho com Bancos Públicos,ficarei negativada também no Serasa? E como ficará minha situação com os meus bancos? cheques, limites especiais e parcelamento de cartões de crédito, cheques pré datados? Gostaria de esclarecimento sobre minhas dúvidas. Aguardo resposta.Obrigada.

  33. Uma pessoa com o nome no CADIN fica com restrição para alugar uma casa? Pois a imobiliária irá consultar o CPF do inquilino no SERASA, isso interfere?

  34. bom dia, meu nome esta no cadin devido ao fies. A situação e a seguinte: estou vendendo um casa no programa minha casa minha vida, gostaria de saber se a restrição pode me prejudicar na venda do referido imovel?

  35. Com o nome da empresa inscrito no CADIN, consigo tirar certidão negativa de Dívida Ativa da União?

  36. COMO FACO PRA SABER O DEBITO INSCRITO NO CADIN, TRABALHO EM UMA PREFEITURA E TA NO CAUC DEBITO CADIN – MINISTERIO DO TRABALHO – GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM MEIO DE VER ESSE DEBITO ATRAVES DA INTERNET?

  37. Bom dia, meu nome tá no Cadin, já efetuei o pagamento a uns 8 dias úteis. Meu nome ainda estar restrito, como faço pra tirar?

  38. Fui fiador de um parente no FIES, quando ele estava no último semestre da Faculdade. O acordo foi que eu seria fiador somente pelo último semestre. Ele já estava terminando. A instituição (Caixa Econômica Federal) cobrou o curso todo. Na tentativa de ajudar o parente, a título de consideração, o ajudei financeiramente em boa parte desse curso que conforme dito já estava terminando. Há uns dois anos, ingressei no Procon e ele foi favorável a minha pessoa. Qual seria o caminho a percorrer, tendo já passado mais de dez anos do incidente, com inscrição no CADIN? A Caixa não tem fornecido cópia do contrato, inclusive, nem ao PROCON. Pelo que consta, foi feito um acordo entre meu parente e a Caixa, através de um novo contrato, sem minha anuência ou participação… Na época, minha esposa não assinou e nem exigiram por ser contrária, somente eu. Qual caminho devo seguir se a minha esposa, com razão, exige meu nome limpo, sendo que busquei ser o mais sensato possível?

  39. Oi, eu consigo fazer consulta no CADIN de pessoa jurídica, ou somente se eu for ao banco central.

  40. meu nome esta no cadin ja fui na receita federal e nao consegue na da o que eu faco para descobrir

  41. Vendi uma empresa e o comprador não transferiu para o seu nome, como a empresa tinha um empréstimo na CEF, meu nome foi para Cadin, como o empréstimo foi em 2011, ele já caduco?

  42. Boa tarde, uma empresa A tem na sua sociedade uma PF, e outra PJ (empresa B). Se a empresa A for inscrita no CADIN, pode prejudicar de forma imediata o cadastro da empresa B? E da PF?

    1. Boa tarde, Michelle. Creio que não possa prejudicar. O que pode acontecer é se a empresa ou seus sócios negociar com outra empresa que leve em consideração a restrição no CADIN não fechar negócio devido a esse critério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *