Skip to main content

Após limpar meu nome em quanto tempo posso tentar um financiamento ou empréstimo?

Após limpar meu nome em quanto tempo posso tentar um financiamento ou empréstimo?

O que é necessário lembrar quando se faz essa pergunta é que, após o consumidor efetuar o pagamento da dívida, o prazo utilizado como analogia ao Código de Defesa do Consumidor é o seguinte: Art. 15. O associado deve promover em até (05) cinco dias úteis, contados da data da efetiva regularização da inadimplência, a exclusão do nome do devedor do SPC.

Agora vamos aos cenários que podem aparecer ao se solicitar seu empréstimo ou financiamento:

1) Se você já quitou sua dívida ou mesmo negociou de forma parcelada e já efetuou o primeiro pagamento (essa hipótese também entra no artigo de Código de Defesa do Consumidor) em até cinco dias úteis seu nome já será retirado do cadastro restritivo do SPC, SCPC e Serasa.

Em tese, após seu nome não constar mais nos órgãos de restrição, você já pode solicitar o seu financiamento ou empréstimo, porque ao consultar, verificarão que o nome está limpo e isso não será impedimento para autorizarem que o mesmo lhe seja concedido.

Cadastre-se Brasil Consultas

Porém, vamos a um segundo cenário:

2) A dívida que sujou seu nome foi com o seu banco, então você foi lá quitou a dívida ou negociou e já pagou a primeira parcela. O banco, seguindo as regras, retirou seu nome dos órgãos de restrição.

Só que, após seu nome constar como limpo você vai nesse mesmo banco que você teve a dívida e lá mesmo solicita um financiamento ou empréstimo.

Obviamente que o banco não lhe dirá que esse é o motivo, mas o banco pode negar a você o empréstimo ou financiamento acreditando que você é o que eles chamam de “cliente de risco”, ou seja, se já teve uma dívida pendente com eles, tem grande possibilidade de que isso ocorra novamente, principalmente no caso de parcelamento de dívida.

Mas o que devemos também esclarecer é que não é somente esse o quesito para aprovação e análise de crédito.

Existem outros fatores que as financeiras utilizam que podem, inclusive, servirem de negativas na hora de uma solicitação de financiamento e empréstimo até para quem possui o nome limpo.

Vamos falar sobre esses fatores:

Comprovação de renda

As financeiras verificam quanto é a renda do solicitante com o valor do financiamento e empréstimo solicitado. Se eles verificarem que as parcelas a serem pagas comprometem mais que 30% do ordenado do solicitante, pode haver uma negativa.

Outro fator que pode ser levado em conta para reprovação de análise de crédito é se você é autônomo, não tem conta em banco e recebe tudo em dinheiro, pois não conseguirá comprovar renda.

Emprego recente também pode prejudicar na liberação do empréstimo.

Movimentação bancária

As financeiras costumam verificar a movimentação de sua conta e também do seu cartão de crédito.

Declaração de imposto de renda

Ela é importante porque ajuda na hora da comprovação de renda.

Localidade onde mora

Isso tem um peso menor, mas existe. Muitas financeiras fazem o cálculo de risco baseado na localidade de moradia do solicitante pois dessa forma que é calculada a medição: é verificado a localidade e a porcentagem de inadimplentes desse local.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

14 thoughts to “Após limpar meu nome em quanto tempo posso tentar um financiamento ou empréstimo?”

  1. Após de 5 anos meu nome não consta mais no SPC ou Serasa só que está constando a restrição no Código de Defesa do Consumidor, gostaria de saber mesmo assim negociei todas as dívidas (de forma parcelada e já efetuei o primeiro pagamento de todas dívidas) e será consigo financiar um veículo ou solicitar um empréstimo?

    1. Boa tarde! Após o pagamento da primeira parcela de uma dívida seu nome é retirado dos órgãos de proteção ao crédito. Referente a você conseguir um empréstimo ou financiamento não depende somente de ter o nome limpo, existe outros fatores, como, renda, score, etc..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *