7 Dicas que vão te ajudar a lidar com Empresas de Telefonia, TV por Assinatura e similares.

telefone-na-mao

 

 

1- Anotar o protocolo das ligações:

Toda ligação gera um número de protocolo, que por mais chato que seja, deve ser anotado sempre. Muitas vezes, os atendentes não relatam corretamente no cadastro do cliente o que foi conversado por telefone. Isso frequentemente traz problemas como: assinar um pacote e receber outro, reclamar de uma coisa e não receber resposta e até mesmo solicitar reparos que nunca são realizados. O seu protocolo é o que te dá respaldo para que a ligação referente ao seu atendimento possa ser consultada se for o caso.

 

2- Evite formulários de atendimento:

Atualmente quase todas as empresas possuem sites e em algumas delas existem formulários de “fale conosco”. Esses formulários não garantem que sua reclamação ou solicitação seja formalizada e registrada, portanto não serve como comprovação de tentativa de contato. Na maioria das vezes as pessoas ficam á espera de uma resposta e nem sequer são respondidas.

atendentes

3- Guardar e-mails de correspondência com a empresa:

Procure saber diretamente os e-mails de atendimento ao cliente da empresa, pois as empresas costumam respondê-los trazendo uma posição. Faça uma pasta e nomeie com o nome das empresas em questão, para que guarde todo e-mail recebido e enviado. Apesar de poder ser contestado sobre sua veracidade, caso precise abrir uma ação contra a empresa em questão para fazer valer os seus direitos, na maioria das vezes os juízes aceitam esses e-mails como prova.

 

4- Não contrate serviços ou produtos através de ligação do fornecedor:

Mesmo que você já seja cliente daquela empresa, se recuse a aceitar aquisição de produtos/serviços ou ofertas de trocas de planos através de telefonema feito por parte deles. Se necessário, peça um telefone para contato e retorne. Essa prática, conhecida por contato ativo ou telemarketing ativo, não tem a obrigatoriedade de ser gravada.

tv por assinatura

5- Não passar seus dados em contatos ativos:

Como explicamos no parágrafo anterior, contato ativo é quando a empresa te liga ao invés de você ligar pra ela. Em ligações desse tipo NUNCA PASSE SEUS DADOS! Se a empresa tem o seu contato é porque ela já tem os seus dados, sendo assim o máximo que pode ser feito é eles falarem e você confirmar se está correto. Já no inverso, quando você liga pra empresa, é bom sinal se eles te pedirem seus dados, pois significa que a empresa é segura o bastante para que outra pessoa não ligue se passando por você.

 

6- Solicite portabilidade do seu número com a empresa nova que pretende aderir:

Quando você vai trocar de operadora, mas pretende permanecer com o mesmo número, chamamos esse procedimento de portabilidade. Você nunca deve ligar para sua atual operadora solicitando a troca, pois eles vão cancelar o seu número e inutilizá-lo, isso quando eles não o repassam para outra pessoa. Ligue na nova operadora que pretende contratar e lhes peça a portabilidade do seu número. Eles mesmos se encarregarão de realizar os tramites da troca para você.

7- Tenha atenção quanto aos planos e serviços contratados com a antiga operadora quando for realizar a portabilidade:

Você está apenas transferindo seu número de telefone de uma operadora para outra, não pense que os planos, pacotes ou combos que você tinha assinado vão junto. Você passará a aderir, junto da portabilidade, aos novos planos e condições da operadora atualmente escolhida.

 

 

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