Skip to main content
5 dicas de como começar uma loja virtual do zero?

5 dicas de como começar sua loja virtual do zero

5 dicas de como começar sua loja virtual do zero

Uma loja virtual é um site que permite a venda através da Internet. Também conhecida como comércio eletrônico ou e-commerce, é uma ótima maneira de divulgar seus produtos ou serviços na internet.

A loja virtual, apesar de não ter presença física nem do comprador, nem do vendedor; já que a relação ocorre entre um comprador e um sistema hospedado em um computador, exige a mesma logística de estoque e entrega que as lojas físicas e também possui regras próprias que devem ser consideradas para este canal de venda.

O conceito de loja virtual pode ser definido, de forma simplificada, como um site na Internet onde as empresas expõem e vendem seus produtos ou serviços.

Os clientes acessam o site de qualquer lugar, em qualquer horário, escolhem os produtos ou serviços, pagam através do sistema de pagamento que a loja virtual oferece e recebem estes produtos no local designado no ato da compra.

Exceções são feitas para os empreendimentos no qual a loja virtual é criada como complemento à loja física, permitindo muitas vezes a compra pela internet e a retirada do produto na loja física.

As 5 dicas para abrir uma loja virtual

1) A criação de uma loja virtual é um processo que exige cautela e pode ser realizado pelo próprio empresário, porém é importante que possua um mínimo de conhecimento técnico de informática e conheça alguns dos termos específicos deste mercado.

2) Algumas empresas especializadas em plataformas oferecem roteiros em seus sites que permitem a implantação e utilização dos softwares para o desenvolvimento da loja, com baixo nível de complexidade.

No entanto, dependendo do modelo da loja virtual e necessidade de customização, o mais comum é que o empresário contrate técnicos que assumam o encargo de preparar todo o processo para colocar a loja no ar.

Vale lembrar que tudo que é desenvolvido com exclusividade tende a levar mais tempo e mais investimento financeiro.

3) O ambiente da loja virtual, por meio de uma plataforma, que nada mais é do que um software responsável pela exibição e pelo gerenciamento da loja, permite fazer o cálculo automático de fretes, cadastro dos produtos e preços, e facilita ao cliente realizar o pagamento da sua compra.

Deve-se tomar o máximo de cuidado para que o serviço de hospedagem da loja virtual tenha alta disponibilidade e segurança, para que o sistema permaneça estável e a possibilidade de fraudes ao portal seja dificultada ao máximo.

4) É importante que a forma de apresentação de uma loja virtual, em sua estrutura e layout, transmita confiança e credibilidade para os consumidores no processo de compra.

5) Existem plataformas com mensalidades a partir de R$ 120,00 com boas funcionalidades e até plataformas totalmente customizadas com licenças de uso que passam dos R$ 500.000,00.

Será necessário que você faça uma análise das necessidades de seu negócio para que o preço possa ser calculado de acordo com o que você precisa.

Por isso, dizer o custo real não é possível já que essa informação depende de uma série de demandas e necessidades de acordo com o seu negócio.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

0 thoughts to “5 dicas de como começar sua loja virtual do zero”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *