Skip to main content

10 cuidados antes de comprar um veículo

Poucos bens de consumo são tão desejáveis quanto um carro. Poder pegar a família e viajar para onde quiser, passar um fim de semana na praia ou no campo, desfrutar do conforto enquanto vai ao trabalho. Esses são apenas alguns dos benefícios de ter um veículo. Porém, na hora de adquirir um, é importante ficar de olho em algumas coisas. Continue lendo este artigo e confira 10 cuidados antes de comprar um veículo.

Saiba qual a sua necessidade

A primeira coisa a ser definida antes de comprar um carro é saber para o que ele irá servir. Pense nas suas necessidades e quais serão os principais usos do veículo.

Você quer um carro para viajar aos finais de semana e nos feriados, com a família? Quem sabe talvez você precise de um carro para ir de casa ao trabalho, levar as crianças a escola.

Seja qual for a finalidade, o importante é ter a noção que um carro mais adequado para usar em função de trabalho, talvez não seja o melhor carro para o dia a dia de uma família.

Do mesmo modo, um carro para circular em áreas rurais talvez não seja o mais indicado para grandes centros urbanos.

Assim, considere suas necessidades e interesses e com base nisso pense nos modelos e marcas disponíveis. O que nos leva ao próximo tópico.

Confira marcas e modelos

Sabendo quais serão os principais usos do carro, você pode escolher o que melhor se aplicará. Um utilitário, talvez um sedã ou mesmo uma pick-up se for fazer trabalhos mais pesados.

No entanto, escolher o modelo não é tudo. A marca de um carro também diz muito sobre ele. Confira as recomendações sobre as montadoras.

Algumas delas possuem uma longa história de entregar bastante satisfação ao cliente, carros duráveis e que apresentam poucos problemas.

Já com outras montadoras isso pode ser diferente. As avaliações positivas e negativas também podem variar de modelo para modelo. Às vezes, uma montadora com uma boa reputação, possui um modelo de carro que não é tão recomendando.

Então, vale a máxima: fique de olho e pesquise.

Considere a manutenção

Um dos pontos chaves sobre carro é o custo de manutenção. Seja um carro zero ou um carro usado, seja nacional ou importado. Não importa, mais cedo ou mais tarde o motorista precisará fazer manutenção.
O que acontece neste ponto é que os diferentes modelos de carro possuem custos distintos de manutenção. As vezes dois carros da mesma montadora podem apresentar uma manutenção com custo beneficio muito elevado um em relação ao outro.

Então, avalie bem antes de optar por um carro.

Uma forma de fazer isso, é com uma pesquisa rápida sobre preço de peças sobressalentes para os carros que estão na sua lista. Depois de pesquisar, itens como correias, cabos, mangueiras, carburador etc. compare os preços e veja aquele que oferece maior vantagem.

Em fóruns da internet, você também poderá encontrar o que donos dos carros falam sobre eles.

Faça o teste driver

O teste de direção é indispensável antes de comprar um carro, principalmente se o carro for usado.

O teste serve não apenas para você avaliar o quanto a direção te agrada, mas também para sentir a condição geral do automóvel.

Assim, nunca compre um carro antes de dar um passeio com ele.

Levante o histórico do carro

Essa dica vale para a compra de carros usados. Não compre qualquer veículo antes de levantar seu histórico. Existem muitas situações na qual um automóvel pode estar e que simplesmente torna sua venda inviável ou mesmo ilegal.

Por exemplo, um carro que consta como busca e apreensão não pode ser transferido de dono. Às vezes ainda, pessoas más intencionadas, vendem, até mesmo, carros roubados.

Para conferir o histórico do carro, você pode utilizar os serviços do Brasil Consultas. Pelo Brasil Consultas você consegue consultar pela placa ou CPF e obter informações do veículo, proprietário e a dívidas do veículo.

Conheça o vendedor

Outra boa maneira de garantir uma boa compra é conhecer o vendedor. Seja profissional ou simplesmente alguém vendendo o próprio carro, a reputação dessa pessoa pode falar muito sobre o veículo.

Mesmo se tratando de uma concessionária também é importante saber se se trata de um estabelecimento confiável e ao qual você pode recorrer em casos de problemas.

Para isso, você pode fazer uma breve pesquisa na internet e descobri como a concessionária atende as solicitações e reclamações.

Nunca verifique o carro à noite

Por incrível e óbvio que possa parecer, essa é uma das dicas mais importantes. Verificar carros a noite, pode levar a compra de veículos arranhados, com ferrugens e outros problemas, simplesmente porque não havia luz suficiente para observar esses defeitos.

Felizmente, carros zero não possuem esse problema.

Avalie a segurança do modelo

Os carros antes de serem comercializados passam por uma bateria de testes para ver o quão seguro eles são. Embora nossa legislação garanta um mínimo de segurança para um modelo ser vendido, ainda existe uma boa margem de diferenças.

Isso quer dizer que no mercado é possível encontrar carros mais e menos seguros, por tanto, vale pesquisar também qual o nível de seguranças dos automóveis que você tem como opção.

Considere a cor do carro

Uma coisa que muito pouca gente considera, mas que pode fazer toda a diferença para você é a cor do carro. Geralmente o preço de revenda de carros brancos, pretos, grafites, cinzas e demais cores neutras possuem um preço de revenda maior, pois são vendidos mais rapidamente.

Por outro lado, automóveis de cores menos comuns têm a ser mais desvalorizados na hora da troca, pois demoram a ser vendidos.

Assim, é importante lembrar que provavelmente você precisará vender o carro no futuro para comprar um mais novo.

Converse com outros motoristas e veja o que estão dizendo na internet

Algo que nunca deve ser dispensado na hora de comprar um carro, são as opiniões de motoristas sobre o modelo e marca.

Uma pessoa que passou anos com um automóvel igual ao que você pretende comprar, sem dúvidas terá muito a te dizer sobre ele.

Felizmente, hoje na internet é possível encontrar informações sobre quase tudo, por tanto antes de comprar seu veículo acesse sites especializados e veja as avaliações e o que outros motoristas falam sobre as opções de sua lista.

Esperamos ter ajudado você a escolher seu próximo carro da melhor forma possível. Muito obrigado pela leitura.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

0 thoughts to “10 cuidados antes de comprar um veículo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *