Skip to main content
Restrições no CNPJ: veja como consultar o score, protestos e negativações

Restrições no CNPJ: veja como consultar o score, protestos e negativações

Restrições no CNPJ: veja como consultar o score, protestos e negativações

Se você é um fornecedor ou se sua empresa mantém negociações de compra e venda com outras empresas, muitas vezes é necessário consultar possíveis restrições no CNPJ de parceiros. Afinal, toda empresa busca por segurança em seus negócios, portanto, é importante saber o quão confiável a outra parte pode ser.

Porém, nem sempre é fácil conseguir informações como dívidas ativas, score, protestos e negativações de um CNPJ. Por isso, a Brasil Consultas preparou esse guia com tudo o que você precisa saber sobre restrições no CNPJ e como consultá-las. Nos acompanhe!

O que pode acontecer de uma empresa não pagar suas dívidas

O ideal é que toda empresa tenha uma saúde financeira boa o suficiente para honrar com seus pagamentos e não acumular dívidas. Mas sabemos que, infelizmente, nem sempre é assim: imprevistos podem acontecer e levar uma companhia ao vermelho.

Não é uma situação confortável. Ao acumular dívidas, o CNPJ da empresa pode ser incluso em serviços de proteção ao crédito. É o equivalente empresarial do “ficar com o nome sujo” que acontece com pessoas físicas. Com restrições no CNPJ, a empresa terá algumas dificuldades.

Pode ser mais difícil, por exemplo, conseguir comprar itens e matérias primas de fornecedores. Isso porque, como a maior parte das vendas em grandes quantidades é feita com pagamento a prazo, os fornecedores podem consultar o CNPJ e negar vendas em caso de negativação.

As restrições também poderão dificultar o trabalho com cheques, a abertura de contas em bancos, empréstimos e até locação ou compra de imóveis. Ou seja, o CNPJ com restrições pode dificultar e até impedir o funcionamento normal da empresa.

Além disso, mesmo que a empresa consiga, após algum tempo, quitar suas dívidas, ela permanecerá com o score baixo. O score é uma espécie de pontuação, que mostra aos credores se determinada pessoa ou empresa é uma boa pagadora. Quanto mais alto o score, mais fácil para se conseguir crédito na praça. Dívidas e restrições baixam essa pontuação, e levá-la novamente a bons patamares pode ser difícil e levar algum tempo.

Outras situações que podem prejudicar uma empresa com dívidas ativas são os protestos, registrados em cartório, e as ações judiciais, que podem levar ao bloqueio de contas e à penhora de bens.

Dívidas no CNPJ podem sujar o CPF dos sócios de uma empresa?

Essa é uma dúvida comum. A resposta é não: pessoa jurídica e pessoa física são legalmente separados e possuem obrigações distintas, então uma dívida no CNPJ não vai negativar o CPF dos sócios. Porém, em casos de empresas ilimitadas, o credor pode solicitar, juridicamente, que a pessoa física responsável arque com as obrigações da empresa.

Como descobrir os sócios de uma empresa?

Como consultar as restrições de um CNPJ?

Por questões de segurança, as informações sobre dívidas de um CNPJ não estão acessíveis para consulta em qualquer site da internet. Apenas empresas cadastradas e autorizadas podem consultar essas restrições, como empresas de cobrança e negociação, marketing, financeiras e de prospecção de clientes.

Como sempre lembramos por aqui, as informações adquiridas são sigilosas e confidenciais, e quem realiza a consulta tem a responsabilidade de manter toda e qualquer informação protegida. Lembre-se de que vazar dados pessoais de terceiros, mesmo que sejam pessoas jurídicas, é crime. Essas informações também podem ser utilizadas em golpes e fraudes, portanto é importante ter cuidado.

A Brasil Consultas tem a solução para que sua empresa possa realizar as consultas com facilidade e segurança. As informações disponibilizadas vêm de todos os órgãos de proteção ao crédito, sempre atualizadas e disponíveis 24 horas. Para ter acesso à essas ferramentas, você pode contratar nossos serviços. Somos especialistas em consultas, com mais de 13 anos no mercado e mais de 5 mil dívidas negociadas.

O que posso descobrir com as consultas da Brasil Consultas?

A Brasil Consultas possui um amplo leque de opções que podem ser consultadas pela sua empresa. Hoje, focaremos em consultas de CNPJ. Descubra, por exemplo:

  • Dados cadastrais de pessoas jurídicas, como razão social, data de abertura da empresa e situação na Receita Federal;
  • Telefones e endereços vinculados ao CNPJ;
  • Score de crédito do CNPJ, um índice que informa a probabilidade de o cliente pagar em dia suas dívidas, através de uma pontuação de 1 a 1000. Ótima ferramenta para análise de risco e crédito;
  • Dívidas em aberto, ou seja, vencidas, que a empresa tem com bancos, financeiras e outros fornecedores;
  • Protestos de dívidas e cheques devolvidos registrados em cartório;
  • Processos e ações cíveis existentes;
  • Nome e CPF de sócios e suas participações em outras empresas.

Além disso, assinando um plano da Brasil Consultas, você também pode consultar a localização de clientes antigos que possuem dívidas com sua empresa, adquirir informações completas sobre veículos antes de comprá-los e até utilizar nossos serviços de cobrança digital. Trabalhamos com dois planos, para que você escolha a que melhor se enquadra às necessidades da sua empresa:

O plano pré-pago é para ser usado quando você precisar. Compre créditos de acordo com suas necessidades e utiliza o saldo para suas consultas, comprando novas recargas para utilizar nossas ferramentas. Os créditos são validados na hora para compras via cartão de crédito e em até 1 dia útil para compras via boleto. E seu saldo nunca expira. Esse plano pode ser adquirido por pessoas físicas e jurídicas e dá acesso aos serviços de Consulta de CPF e CNPJ e Consulta Veicular.

Já o plano pós-pago é válido apenas para pessoas jurídicas. É realizado um pagamento mensal através de boleto bancário. A mensalidade é revertida em consultas, com até 50% de desconto no valor de cada busca. Com esse plano, sua empresa tem acesso a todas as nossas modalidades de consulta, além de ter a opção de gerar sub usuários para seus colaboradores, o que permite um melhor gerenciamento das consultas realizadas. E ainda conta com atendimento personalizado pelo WhatsApp.

Interessado em melhorar as análises comerciais da sua empresa e ainda ter a possibilidade de consultar restrições em CNPJ de parceiros? Visite o site da Brasil Consultas e contrate nossos planos hoje mesmo!

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.