Skip to main content

Como regularizar o CPF suspenso?

O CPF é um dos documentos mais importantes para a identificação de um contribuinte para a Receita Federal. O documento também é cobrado para praticamente tudo:

  • Compras online;
  • Inscrição para vestibulares e concursos;
  • Matrículas;
  • Emissão de cartão de crédito;
  • Abertura de contas bancárias.

Ou seja, estar com o CPF em dia te dá uma série de vantagens e comodidade no dia a dia para realizar pequenas tarefas ou até mesmo estar apto para conseguir ingressar em um novo emprego.

No entanto, mesmo com a importância de estar com o documento em dia, muitas pessoas têm seus cadastros suspensos e, como consequência, acabam ficando sem acesso a financiamentos e até o recebimento de ajuda por parte do Governo.

Se você está passando por essa situação e não sabe como resolver, acompanhe o artigo que te daremos passo a passo como regularizar o seu CPF.

Como regularizar o CPF suspenso?

O CPF é suspenso quando alguma informação no cadastro da Receita Federal está incompleta ou pendente, necessitando que o contribuinte faça a regularização para que volte a ter os benefícios que isso irá gerar.

No entanto, por falta de informações, o processo, que deveria ser mais simplificado, acaba se tornando algo extremamente burocrático, especialmente para aqueles que não têm muita proximidade com o fluxo de trabalho da Receita Federal.

Antes de iniciar o processo para a regularização, é importante consultar a situação atual do documento, através do próprio site da Receita Federal. Ficando comprovada a irregularidade, o contribuinte deve realizar o pedido de regularização no próprio site.

No entanto, para conseguir prosseguir com o atendimento online, a própria Receita Federal informa que o contribuinte deve estar regular com a declaração do seu Imposto de Renda dos últimos cinco anos.

Caso não haja saldos pendentes, o contribuinte, então, deve seguir os seguintes passos:

  • 1. Entre na guia de “Serviços”

Ao acessar o site da Receita Federal, clique na área de “Serviços”. Abrir a página, em “Serviços em Destaque” no canto direito da tela, clique em “CPF”.

  • 2. Procure a opção “Regularizar Cadastro no CPF”

Após concluir a entrada no link “CPF”, uma página com todos os serviços disponíveis referentes ao documento se abrirá. Nesse momento, busque pela opção “Regularizar Cadastro no CPF”.

Tenha em mente que as opções estarão em ordem alfabética, logo, você deverá procurar a opção a partir da letra “R”.

  • 3. Opções de atendimento

Ao clicar na opção acima, você será redirecionado para uma página onde deverá escolher qual forma de atendimento você deseja obter para resolver a regularidade do seu CPF.

Você pode escolher permanecer no serviço online ou ser atendido por instituições conveniadas, ou seja, autorizadas a realizar esse tipo de regularização.

Caso a opção seja pelo atendimento online, você deverá começar a preencher um formulário.

  • 4. Preenchendo o formulário de atendimento online

O pedido de regularização de CPF virá na forma de um formulário online. Você deve preenchê-lo com cuidado com seus dados mais importantes e seu endereço residencial atual.

Finalizado o preenchimento, confira se todos os dados inseridos estão corretos e clique em “Enviar”, o site irá gerar seu pedido automaticamente e você irá obter a resposta em poucos dias.

É importante destacar que, caso o CPF seja de uma pessoa menor de idade, o processo deve ser iniciado pelos pais ou responsáveis legais, uma vez que o atendimento online fica restrito apenas ao contribuinte que possui título de eleitor.

Outras formas de regularizar o CPF suspenso

Caso você não se sinta à vontade de realizar o pedido via internet, algumas opções de atendimento físico podem ser escolhidas para resolver esse problema.

Você pode se dirigir pessoalmente a uma agência da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil ou até mesmo dos Correios e solicitar o atendimento.

Vale ressaltar que, caso seja feita essa opção, será cobrada uma taxa de serviço no valor de R$ 7 para realização da operação.

Outra opção para quem não deseja realizar o pedido pela internet, é ir diretamente a uma Unidade de Atendimento da Receita Federal do Brasil.

Caso esteja no exterior e precise realizar a regularização, basta entrar em contato através do telefone 55 (11) 3003-0146, sendo cobrado somente o valor da tarifa telefônica de chamada internacional para o Brasil.

O que significa o Dígito Verificador 02?

O Dígito Verificador 02 nada mais é do que uma organização da própria Receita Federal para separar os documentos regulares dos irregulares.

Sendo assim, ao realizar a consulta sobre a situação atual do seu CPF, caso esteja suspenso, a Receita irá indicar que é um Dígito Verificador 02, ou seja, padece de regularização.

Após resolver a situação irregular do seu CPF, você poderá realizar a consulta novamente para saber se o documento está, de fato, regularizado.

Caso isso seja afirmativo, a Receita irá classificar o seu CPF com o Dígito Verificador 00 e você poderá voltar a vida normal de compras online, pedidos de financiamento e até mesmo retirar o passaporte.

A Importância da Situação Cadastral

CPF suspenso equivale a “nome sujo”?

É comum que alguém que esteja com seu CPF suspenso, se preocupe em saber se está com o “nome sujo” sem saber. No entanto, uma coisa não influi na outra.

Isso deve ao fato de que, ao ter seu nome negativado, você não perde a oportunidade de abrir uma conta em um banco digital, por exemplo, nem de conseguir realizar compras online.

Já para alguém que esteja com o CPF em situação de irregularidade, não poderá realizar nenhuma das atividades descritas acima, ficando apagada de diversos registros ou atualizações cadastrais.

Sendo assim, é de extrema importância que o contribuinte resolva qualquer irregularidade com o seu CPF para evitar futuros transtornos burocráticos e impedimentos no momento da solicitação de documentos importantes.

Por isso, visite o nosso site e entre em contato com um dos nossos especialistas em consultas ao CPF, iremos analisar sua situação e teremos o prazer de oferecer a melhor alternativa para que o problema seja resolvido com extrema rapidez, segurança e confiança de que toda e qualquer possível fraude não irá ocorrer no processo.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.