Skip to main content

Como tirar o atestado de antecedentes criminais

Existem situações nas quais as pessoas precisam provar que não possuem pendências com a justiça. Para esses casos existe um documento popularmente conhecido como Nada Consta.

Nesse texto vamos explicar como você pode tirar o atestado de antecedentes criminais.

No Brasil, quando você comete um crime ou é acusado de um, seu nome fica registrado nos órgãos oficiais. Ou seja, você passa a ter a chamada “Ficha corrida”, uma lista com todas as interações que alguém teve com a justiça.

Ao mesmo tempo, existe um documento que comprova que uma pessoa não deve nada à justiça. Ele é o Atestado de Antecedentes Criminais ou, como é mais conhecido, “Nada Consta”.

Esse é um documento emitido pelas forças policiais e tem como objetivo garantir que o portador daquela documentação não faz parte de nenhuma investigação ou processo judicial naquele momento.

Por que tirar o atestado de antecedentes criminais?

O atestado de antecedentes criminais é um documento com validade curta. Atualmente, o prazo deste documento é de 90 dias corridos. Ou seja, não faz sentido guardar uma cópia dele por toda a vida, como a certidão de nascimento.

Além disso, ele não é um documento exigido com frequência. Na verdade, algumas pessoas podem passar a vida inteira sem precisar tirar um atestado de antecedentes criminais.

Entretanto, existem algumas situações que exigem a apresentação desse documento. Por exemplo, ao se candidatar para alguns concursos públicos o Nada Consta pode ser um dos documentos que devem ser obrigatoriamente apresentados.

Além disso, ele pode ser pedido por instituições financeiras antes de fornecer um empréstimo, caso a pessoa esteja interessada em participar de um processo de licitação do governo, no caso da compra de uma empresa e outras situações em que a idoneidade do indivíduo seja importante para o processo.

Como tirar o atestado de antecedentes criminais?

Tirar o atestado de antecedentes criminais pode parecer um processo que leva dias e que envolve uma certa quantidade de horas em filas. Isso até podia ser verdade no passado, mas com as tecnologias atuais, ficou tudo mais fácil.

Para conseguir tirar o atestado de antecedentes criminais, você pode procurar os órgãos de polícia e pedir a emissão do Nada Consta ou você pode fazer todo o processo online através do computador.

A primeira coisa que precisa fazer é determinar o nível de abrangência do Atestado de Antecedentes Criminais. Isso porque, esse documento pode ser emitido tanto pela Polícia Federal, quanto pelas polícias civis de cada estado brasileiro.

Ou seja, dependendo das exigências será necessário emitir um Atestado de Antecedentes criminais em níveis estadual ou nacional. Não é incomum que seja necessário apresentar as duas versões do documento.

Entretanto, a maneira de tirar o atestado de antecedentes criminais é bastante parecida, independentemente do órgão.

Em ambos os casos, é possível conseguir o “Nada Consta” nos sites da Polícia Federal, dos Tribunais de Justiça de cada estado, dos Tribunais Regionais Federais e na Polícia Civil.

Se você preferir, o serviço também é oferecido presencialmente. Entretanto, em alguns casos, será necessário marcar horário e acompanhar os horários de trabalho de cada órgão.

Por isso, tirar o atestado de antecedentes criminais pela internet é mais rápido e fácil. Tudo o que você precisa fazer é acessar o site Gov.br

Ao clicar nesse serviço, você será direcionado a uma página de formulário. Aguarde a página carregar. Serão pedidas diversas informações pessoais, como nome da mãe, número da Carteira de Identidade, do CPF, do passaporte e vários outros dados.

Caso não seja possível preencher todos os campos, não se preocupe. A certidão será emitida apenas com os dados informados no preenchimento. Entretanto, quanto mais informações forem fornecidas, menores serão as chances de erro.

Depois de completar o formulário, basta clicar no botão “Pesquisar” e o próprio sistema vai gerar o Atestado de Antecedentes Criminais. O arquivo digital criado pode ser impresso ou salvo no computador.

Agora, caso ocorra algum problema, será necessário procurar pessoalmente um dos órgãos. Por exemplo, caso de identidades trocadas ou quando duas pessoas são homônimas (tem o mesmo nome).

Nos sites dos órgãos de justiça e das polícias, esse serviço fica disponível 24 horas, todos os dias da semana. Qualquer cidadão brasileiro tem o direito de ter acesso a um Atestado de Antecedentes Criminais.

Para conseguir a certidão, basta informar os nomes e números corretos, não é necessário apresentar os documentos ou comprovar que está com eles na hora de preencher os formulários.

Os órgãos não podem cobrar pela emissão desse documento. Esse serviço é gratuito a qualquer cidadão brasileiro.

Outros tipos de pesquisa através de documentos

Para tirar o atestado de antecedentes criminais você precisa do seu nome e CPF. Entretanto, essa não é a única informação que pode ser conseguida fazendo uma pesquisa com o CPF.

Geralmente, pesquisas que querem descobrir a situação financeira de uma pessoa ou a sua localização podem ser feitas através do CPF. Além disso, qualquer pessoa pode fazer esse tipo de consulta. Para isso, basta procurar a empresa certa.

A Brasil Consultas é uma empresa especializada em buscas através de CPF, CNPJ e documentos de automóveis. Dessa forma, você pode conseguir informações como:

  • Se determinada pessoa está com o nome sujo
  • Quais restrições de crédito a empresa possui
  • Se um automóvel específico já passou por um leilão
  • Além de muitas outras informações.

Para pesquisar um número de CPF, CNPJ ou CRLV (documento de automóveis) você precisará fazer um cadastro no site da Brasil Consultas. Não se preocupe, o cadastro é totalmente gratuito.

Com ele você terá acesso a todos os serviços da plataforma, sendo que a Brasil Consultas trabalha com o banco de dados de todos os órgãos de proteção ao crédito e dos Detran de todos os estados.

Ou seja, sua consulta não se restringe a apenas um estado ou órgão específico. Ela vai cobrir todo o território nacional, sendo a mais completa possível.

Não corra riscos. Faça agora uma pesquisa de CPF com a Brasil Consultas!

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

7 thoughts to “Como tirar o atestado de antecedentes criminais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *