3 golpes que as consultas ao CPF podem evitar

Não é segredo para ninguém a existência de diversos golpes aplicados por grupos, na internet ou mesmo de forma presencial. É uma maneira de tentar ganhos, de diferentes naturezas, ilícitos. Por isso, todo tipo de proteção e atenção é importante para não cair nesta situação.

Uma das formas de tentar minimizar os riscos de golpe é ter um bom sistema de consultas ao CPF. Isso porque, muitas vezes, é possível brecar ações fraudulentas como uma checagem competente, que indique irregularidades e faça com que informações não sejam confirmadas, a partir do momento em que se encontram inconsistências nos dados.

A seguir, mostraremos alguns dos golpes que podem ser evitados ou neutralizados rapidamente a partir da consulta rápida e bem feita ao CPF.

Cheques sem fundo

Quando falamos em empresas que prestam serviços, é natural que elas tenham recebimentos constantes, das mais diversas formas. Embora tenham ficado um pouco esquecidos com as novas formas de pagamento, como cartões e outros formatos digitais, os cheques ainda são uma forma de pagamento existente.

E, com isso, surge o risco dos já famosos cheques sem fundo. Esta modalidade de golpe é bastante conhecida, amplamente falada há um bom tempo. Mas pode acontecer. A pessoa sabe que não terá recursos para pagar, faz um cheque sem fundo e acaba sumindo com o produto e sem fazer o pagamento devido.

A consulta de CPF pode ser um excelente inibidor para este tipo de golpe. Previamente, é possível fazer uma análise completa do comprador e, a partir disso, encontrar informações relevantes sobre eventuais golpes anteriores, histórico de pagamentos, presença do nome em sistemas como o SERASA, etc.

Assim, antes de aceitar o cheque como forma de pagamento e correr o risco de sofrer com a falta de fundos, é fundamental ter um sistema completo para consultar o CPF do comprador em questão. Isso também pode ser útil para bater dados, como banco em que o indivíduo tem conta registrada, por exemplo.

Evitar o recebimento de cheques sem fundo, além de controlar o golpe em si, é uma forma de a empresa se proteger financeiramente. Afinal, ela não corre o risco de investir recursos e tempo de trabalho em um projeto pelo qual ela não receberá nada em troca. Além disso, cair neste tipo de situação é ruim para a credibilidade, passando a impressão de que não há o devido cuidado com a gestão do negócio, algo prejudicial na hora de fazer outros negócios e parcerias.

Falsidade ideológica

Outro golpe que pode ser evitado com consulta ao CPF são as tentativas de pessoas e/ou grupos de criarem um sistema de falsidade ideológica para ganhos ilícitos.

Por exemplo, para pegar empréstimos e não se comprometer com o pagamento depois. Instituições de crédito precisam estar muito atentas a esta questão e, com os avanços de pesquisa e coleta de informações atuais, é imperdoável correr o risco de cair nestas situações. Uma consulta ao CPF já ajuda bastante.

Na tentativa de cometerem o crime de falsidade ideológica, aplicando golpe, os criminosos utilizarão nomes falsos e, consequentemente, devem apresentar números alterados de seus documentos.

Uma checagem eficiente já é capaz de, no mínimo, trazer incoerências para o discurso da pessoa. Obviamente, é importante ir fundo na pesquisa, pois os golpes também serão cada vez mais elaborados, conforme as ferramentas de proteção se tornam mais fortes.

De qualquer forma, com a consulta já é possível minimizar bastante qualquer risco. E, no caso de golpes menos elaborados, evitá-los por completo a partir desta checagem.

A instituição não gera créditos para quem está tentando dar o golpe e, de quebra, manda um recado de segurança e boa organização ao mercado, mostrando que segue padrões altos de segurança e confiabilidade. Pensando em grandes contas e negócios mais elaborados, é um ótimo sinal, que certamente será acompanhado por quem estiver a fim de contar com a parceria de uma instituição de alta qualidade.

Além disso, ainda na falsidade ideológica, uma boa checagem de CPF impede que uma pessoa faça compras em nome de outra, na tentativa de receber o produto e não assumir a dívida. Assim, não há risco de se criar pendências judiciais.

É um desgaste enorme, pois a pessoa que teve o CPF usado não reconhecerá a compra e os dois lados ficarão em desacordo. Com a consulta, é possível criar volumes de informações, como endereço e outros, suficientes para resolver o problema sem maior desgaste.

Emissão de cartões

Por fim, ainda no aspecto financeiro, podemos falar da emissão de cartões de crédito a partir do uso de CPFs falsos, o que compromete o processo de cobrança e traz insegurança para a instituição, além de enormes danos a quem teve seu número fraudado.

Assim, muitas compras são feitas e, assim como nos casos citados acima de falsidade ideológica, cria-se um ambiente confuso, em que a vítima não reconhece compras, a instituição que permitiu a emissão do cartão e o banco envolvido acabam sofrendo prejuízos e todos perdem, com exceção do fraudador.

Ou seja, no momento de permitir a emissão, é fundamental, mais uma vez, um processo de consulta bem-feito, para bater os dados e o CPF, entendendo se há algum sinal de risco de fraude. Isso torna tudo mais seguro e garantido, evitando problemas práticos e, também, para a imagem do banco e da instituição fornecedora do cartão.

Com a checagem, é possível brecar a emissão e, ainda, pode-se entrar em contato com o dono verdadeiro do CPF para orientação e alerta sobre o problema.

Ou seja, a consulta ao CPF é capaz de evitar enormes problemas e, portanto, deve ser uma prioridade de qualquer empresa que possa, de alguma forma, correr riscos com isso. O ideal é ter ao lado uma consultoria especialista neste tipo de serviço, já que os negócios em si, de forma geral, não são obrigados a ter o conhecimento para tal ação.

Neste sentido, entra a Brasil Consultas. Somos referência neste mercado e estamos à disposição. Não perca tempo e visite nosso site para saber mais sobre o assunto e de que forma podemos ajudar com a checagem para análise de crédito, cobrança de inadimplentes e muito mais.

Sending
User Review
5 (1 vote)

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.